Fátima Cleide acredita em aprovação de PEC que regulariza situação de servidores em Rondônia



A senadora Fátima Cleide (PT-RO) disse acreditar na aprovação de proposta de emenda à Constituição (PEC 483/05) de sua autoria que trata da transferência de servidores de seu estado para o quadro de servidores do extinto território de Rondônia, como já é assegurado aos servidores dos ex-territórios do Amapá e de Roraima. O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, assegurou, segundo a senadora, que a proposta será votada em primeiro turno na próxima quarta-feira (16).

Fátima Cleide informou nesta sexta-feira (11), em Plenário, que cerca de 500 servidores de seu estado deverão estar em Brasília na próxima semana para cobrar a aprovação da matéria. A proposta, depois de passar pela Câmara, voltará para o Senado em razão de modificações no texto original.

A senadora também disse esperar que, nos próximos dias, a Procuradoria- Geral da Republica se pronuncie a respeito do pedido do ministro da Justiça, Tasso Genro, de federalização das investigações sobre o assassinato do ex-prefeito de Campinas, Toninho do PT, ocorrido há 8 anos.

Cerrado

Fátima Cleide destacou também o lançamento, nesta sexta-feira, pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, do Plano de Combate ao Desmatamento do Cerrado. A medida, observou ela, representa a forma como o governo federal comemora o Dia do Cerrado, celebrado em 11 de setembro. Ela informou ainda ter recebido nesta manhã, na rampa do Congresso, comissão de integrantes da Rede Cerrado que reivindicam a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC 115/95) que transforma o bioma Cerrado em patrimônio nacional.

Homofobia

Em seu pronunciamento, a senadora também cobrou dos senadores a aprovação de projeto (PLC 122/06) relatado por ela que dispõe sobre a criminalização da homofobia. Em sua avaliação, o Senado está em débito com a sociedade ao se recusar a discutir a matéria. Fátima Cleide também parabenizou o jornal O Dia, do Rio de Janeiro, pelas reportagens sobre o assunto.

Educação

Fátima Cleide disse acreditar ainda que a Conferência Nacional da Educação, que acontecerá em abril de 2010, resultará em um novo plano nacional para o setor, que contemple o compromisso da sociedade com uma educação de qualidade. No momento, informou a senadora, a discussão está ocorrendo nos municípios e, em novembro, passará para o âmbito estadual. 



11/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fátima Cleide comemora aprovação, em 1º turno, da PEC dos servidores de Rondônia

Fátima Cleide acredita no envolvimento do governo de Rondônia em corrupção

Fátima Cleide pede readmissão de servidores de Rondônia

Fátima Cleide denuncia contaminação de servidores da Funasa em Rondônia

Fátima Cleide alerta para situação dos índios Cinta Larga em Rondônia

Fátima Cleide quer apressar emenda em favor de servidores de Rondônia