Fátima Cleide denuncia contaminação de servidores da Funasa em Rondônia



A senadora Fátima Cleide (PT-RO) denunciou em Plenário, nesta segunda-feira (17), a contaminação de servidores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Rondônia por produtos químicos utilizados na prevenção e no combate a endemias como dengue, febre amarela e malária. Segundo informou, exames recentes realizados em 200 servidores da Funasa lotados no estado deram positivo em 100% das análises para contaminação pelo pesticida DDT (diclorodifeniltricloretano), com uso proibido no país desde 1995.

- Em vez da concentração indicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de três miligramas por litro de sangue, a desses servidores oscilou entre cinco e dezoito miligramas por litro de sangue - comentou, sustentando que o problema afeta servidores do órgão em outros estados.

De acordo com Fátima Cleide, esse quadro é resultado da falta de planejamento das ações, de orientação e de equipamento adequado para manuseio desses produtos. Além de reivindicar a realização de exames para medir o nível de contaminação por substâncias tóxicas, os servidores da Funasa em Rondônia cobram do poder público o custeio de tratamento médico, indenização por danos morais e materiais e aposentadoria especial.

A comemoração do Dia Internacional de Luta pela Reforma Agrária (17) e do Dia do Índio (19), esta semana, também mereceu registro da parlamentar. Em relação a essa última data, destacou a realização do 3º Acampamento Terra Livre e da 1ª Conferência Nacional dos Povos Indígenas, ambos no Distrito Federal.

17/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fátima Cleide pede readmissão de servidores de Rondônia

Fátima Cleide denuncia ação do crime organizado em Rondônia

Fátima Cleide comemora aprovação, em 1º turno, da PEC dos servidores de Rondônia

Fátima Cleide quer apressar emenda em favor de servidores de Rondônia

Fátima Cleide comemora minuta que regulamenta transposição de servidores de Rondônia

Fátima Cleide acredita em aprovação de PEC que regulariza situação de servidores em Rondônia