Fátima Cleide apela à Casa Civil por retomada das obras da Hidrelétrica de Jirau



A senadora Fátima Cleide (PT-RO) fez apelo para que a Casa Civil envie o mais rápido possível correspondência ao governo de Rondônia comprometendo-se com a edição, em no máximo 15 dias, de medida provisória para resolver o impasse em relação às obras da Hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira.

A construção está paralisada há dois dias, em razão de movimento da população local que bloqueia a entrada de acesso ao canteiro de obras. Segundo a senadora, a ocupação deve-se à falta de acordo entre o governo federal e o governo estadual em relação à Floresta de Bom Futuro e à licença para instalação da hidrelétrica.

Fátima Cleide pediu solução rápida para o problema, uma vez que, como ressaltou, autoridades locais que estariam patrocinando o movimento perderam o controle da manifestação.

Transferência de servidores

A senadora também disse confiar no presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, que teria assumido compromisso de colocar em votação, em agosto, proposta de emenda à Constituição (PEC 483/05) de sua autoria que trata da transferência parcial da folha de pagamentos do estado de Rondônia para a União, medida que já foi adotada em relação a Roraima e Amapá, antigos territórios federais, como Rondônia.

Fátima Cleide informou que está sendo organizada para agosto uma mobilização, a ser realizada por movimentos sindical e social de seu estado, pela aprovação da matéria. 



15/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fátima Cleide encaminha denúncias a ministros da Justiça e da Casa Civil

Geovani Borges apela por retomada de obras no aeroporto de Macapá

Operários encerram greve na Usina Hidrelétrica de Jirau

Rio Madeira sofre segundo desvio por construção da Usina Hidrelétrica Jirau

Valdir Raupp afirma que hidrelétrica de Jirau ficará pronta no próximo ano

Expedito Júnior registra leilão da Usina Hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira