Fátima Cleide diz que governador Ivo Cassol desafia medida provisória



A senadora Fátima Cleide (PT-RO) acusou o governador de Rondônia, Ivo Cassol (PSDB), de desobedecer medida provisória (MP nº 2.166/2001) que limita a 20% o desmatamento da vegetação nativa em propriedades rurais da Amazônia.

De acordo com a senadora, há um conflito entre a medida provisória e a lei estadual do zoneamento socioeconômico e ecológico, defendida pelo governador. Ivo Cassol teria alegado, segundo ela, que a medida impede o desenvolvimento na região.

- O governo de Rondônia trata o assunto estimulando a ilegalidade, propondo a abolição da MP e fazendo valer a lei estadual. Ora, uma lei estadual no campo ambiental pode ser mais restritiva, mas não mais permissiva - acrescentou.

Fátima denunciou ainda que o governador ameaça extingüir todas as reservas estaduais existentes. O posicionamento do governo estadual, conforme disse a senadora, daria espaço para a ação criminosa e oportunista de madeireiros, caçadores, invasores e garimpeiros.

Porto Velho

Fátima Cleide também homenageou Porto Velho, a capital do estado, pelos 89 anos de fundação, comemorados no último dia 3 de outubro. Ela destacou a importância histórica da estrada de ferro Madeira-Mamoré e da BR-365, que facilitaram a integração do estado com o resto do país.

- Hospitaleiro, como o resto do estado de Rondônia, Porto Velho, mesmo com a influência de tantas e ricas culturas que nas margens do Rio Madeira se encontraram, conserva valores culturais dos povos indígenas e das populações tradicionais - disse.

Porto Velho é hoje, segundo informou a senadora, uma cidade de médio porte, com quase 400 mil habitantes e problemas decorrentes do crescimento desordenado e da falta de planejamento.



07/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fátima Cleide diz que Ivo Cassol se omite na greve de bombeiros e policiais militares de RO

Fátima Cleide denuncia retaliação do governador de RO contra professores

Fátima Cleide acusa governador de Rondônia de levar o "medo e o terror" aos pequenos agricultores

Fátima Cleide ataca governador de Rondônia e elogia ações do governo federal no estado

Fátima Cleide relata "dias de incerteza" em Rondônia, devido à possibilidade de cassação do governador

Fátima Cleide acusa governador de Rondônia de não usar e devolver dinheiro de transporte escolar