Fátima Cleide elogia execução do programa Luz para Todos em RO
Em discurso nesta segunda-feira (17), a senadora Fátima Cleide (PT-RO) elogiou a execução do programa Luz Para Todos em Rondônia durante o governo Luiz Inácio Lula da Silva. Criado no governo passado com o nome Luz no Campo, a iniciativa teria evoluído gradativamente, segundo a senadora, até se tornar "o maior projeto de universalização do mundo, antecipando metas projetadas inicialmente".
-Depois que foi implantado no meu estado, o programa tinha uma previsão inicial de atender a 48,2 mil consumidores. Entretanto, na prática, até o final de sua execução, mais de 250 mil terão esse benefício, com mais de R$ 350 milhões em investimentos - comemorou.
Segundo Fátima Cleide, ao fornecer energia elétrica para as populações mais distantes da riqueza do país, o programa produziu benefícios paralelos, como a inversão do êxodo rural, principalmente em conseqüência da melhoria dos investimentos na agricultura.
-Muitas pessoas, famílias que havia moravam nos centros urbanos e possuíam imóveis rurais, trocaram a cidade pelo campo - observou, lembrando existir ainda uma parcela expressiva de municípios a serem atendidos pelo programa em Rondônia.
Por outro lado - denunciou -, algumas empresas licitadas para realizar as obras de ligação das redes elétricas e de instalação de energia não teriam cumprido as exigências contratuais, frustrando cerca de cinco mil consumidores.
-Para esses casos, a Ceron (Centrais Elétricas do Rondônia) está aplicando todas as penalidades contratuais previstas. Para assegurar que o programa não sofra paralisação em Rondônia, a Ceron já aprovou a contratação de uma empresa para a elaboração de projetos executivos para atendimento dos mais de 22 mil consumidores inscritos na terceira e última fase do programa - adiantou.
17/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Fátima Cleide elogia programa de universalização de energia
Fátima Cleide elogia Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica
Fátima Cleide elogia empenho de futuro embaixador do Brasil na Bolívia
Fátima Cleide parabeniza MEC pelo programa Profuncionário
Fátima Cleide ataca governador de Rondônia e elogia ações do governo federal no estado
Fátima Cleide detalha programa destinado a assentados, agricultores familiares e quilombolas