Fátima Cleide elogia programa de universalização de energia



Dez milhões de pessoas que vivem no meio rural e que não usufruem das facilidades provenientes da energia elétrica serão as principais beneficiadas, segundo destacou a senadora Fátima Cleide (PT-RO) em Plenário, nesta sexta-feira (21), com o programa Luz para Todos, lançado no último dia 11 pelo governo. Ela qualificou a iniciativa como verdadeira política pública, pois pretende levar, até 2008, eletricidade para aproximadamente 2,5 milhões de domicílios, cobrindo 90% dos moradores do campo que não dispõem do benefício.

- Para muitos de nós, que moramos nas cidades e temos o conforto da geladeira e de outros eletrodomésticos, é inimaginável considerar milhares de famílias em completa escuridão - observou a senadora, ao lembrar que essas pessoas vivem em lugares distantes e não contam com bombas de água ou máquinas agrícolas, estando portanto excluídas de bens geradores de progresso.

A região Norte, disse a senadora, tem 59,7% de domicílios não atendidos, enquanto no Nordeste a proporção é de 34,4%. A região Amazônica, destacou, é uma das maiores prejudicadas com relação à carência de energia elétrica, pois 41,2% dos habitantes de área rural de Rondônia vivem sem luz, enquanto 72,8% dos moradores do campo no Amazonas não tem energia.

Entre os benefícios imediatos do programa, listou Fátima Cleide, estão a instalação de postos de saúde e de escolas e a compra de eletrodomésticos hoje essenciais, como geladeira e televisão. Ela também lembrou que são vários os benefícios indiretos advindos de serviços de infra-estrutura que passam a ser oferecidos com a energia elétrica.

Fátima Cleide fez um breve histórico da oferta de eletricidade para a população brasileira, chamando a atenção para o fato de que os mais carentes nunca foram priorizados nos programas de oferecimento de serviços de infra-estrutura.

- Romper esta lógica perversa de tratar energia elétrica como mercadoria e somente oferecê-la para quem dispusesse de condições de pagar e garantir lucros é o que propõe o programa Luz para Todos. Para os milhões de brasileiros e brasileiras abandonados na escuridão medieval dos grotões esquecidos esse programa poderá significar a possibilidade de uma "vida menos Severina" - disse ela.




21/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fátima Cleide elogia execução do programa Luz para Todos em RO

Fátima Cleide quer empresas de energia fora do PND

Fátima Cleide anuncia oferta de energia para Rondônia

Fátima Cleide quer ligar Rondônia ao sistema nacional de energia

Fátima Cleide elogia Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica

Fátima Cleide elogia empenho de futuro embaixador do Brasil na Bolívia