Fátima Cleide pede a Lula que proteste contra condenação de nigeriana



A senadora Fátima Cleide (PT-RO) pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que se engaje na campanha encabeçada pela Anistia Internacional Espanhola, que está recolhendo assinaturas para tentar reverter a decisão da Suprema Corte da Nigéria de condenar Amina Lawal à pena de morte, por adultério. Segundo a decisão, a nigeriana será enterrada até o pescoço e apedrejada até a morte no dia 26 de agosto. Fátima Cleide também pediu nesta quarta-feira (30) que o presidente proteste contra a condenação junto às autoridades nigerianas.

- Condenada por adultério, Amina foi estuprada e, como resultado, nasceu uma menininha. Na época, até o concurso Miss Universo foi transferido. Como é possível apedrejar mulheres até a morte por serem infiéis? Esta decisão agride todas as convenções sobre direitos humanos e deliberações acerca dos direitos das mulheres, agride todos os seres humanos, agride brutalmente as mulheres nigerianas, privadas de tantas necessidades, que não podem se manifestar em defesa de Amina - afirmou Fátima Cleide.

Outro assunto abordado pela senadora rondoniense foi a decisão do Tribunal de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que, acatando ação do diplomata brasileiro José Maurício Bustani, considerou ilegal seu afastamento, em 2002, da direção da Organização para a Proscrição de Armas Químicas (Opaq).

Segundo Fátima Cleide, o tribunal condenou a Opaq a pagar multa de 50 mil euros para compensar os danos morais sofridos pelo diplomata, hoje embaixador brasileiro em Londres, e mais 5 mil euros de custas. A OIT, acrescentou a senadora, considerou que a demissão teve motivações políticas e não administrativas, e que houve uma violação dos princípios que fundamentam as organizações internacionais.

Fátima Cleide também expressou pesar pela morte de duas pessoas ligadas ao Partido dos Trabalhadores: a deputada federal Francisca Trindade (PT-PI) e Júlio Frateschi, filho do presidente do diretório do PT em São Paulo, Paulo Frateschi. Francisca Trindade morreu domingo passado, aos 37 anos, em decorrência de um aneurisma cerebral. Júlio Frateschi faleceu nesta terça-feira (29), vítima de um acidente automobilístico. Ele tinha 16 anos.



30/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fátima Cleide diz que Lula é um exemplo para o mundo

Fátima Cleide diz que PAC é a segunda etapa do governo Lula

Fátima Cleide aplaude política externa do governo Lula

Fátima Cleide diz que Lula daria aumento maior, se fosse possível

Fátima Cleide rebate acusações da oposição e destaca popularidade de Lula

Lula vai focar suas ações na área da educação, diz Fátima Cleide