Fátima Cleide aplaude política externa do governo Lula



"Não há como negar: o Brasil é mais soberano e altivo graças à política externa que o tirou da condição de subserviência e obediência cega às regras do país mais poderoso do mundo". A afirmação foi feita pela senadora Fátima Cleide (PT-RO) que, da tribuna do Plenário, elegeu a política externa e a política de inclusão social como pilares do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo a senadora por Rondônia, além de aprofundar as relações com os países vizinhos, a política externa brasileira estabeleceu novas parcerias pelo mundo, diversificando o comércio com a Ásia, a África, a Europa e a América Latina. Essa mudança de foco, informou Fátima Cleide, fez com que o comércio com os países sul-americanos passasse a ser quase 20% do total do comércio exterior brasileiro.

Uma diplomacia "mais assertiva" com ênfase na soberania nacional é o que distingue a gestão atual dos governos anteriores, na avaliação de Fátima Cleide. A projeção do Brasil e do presidente Lula no mundo é resultado, no entendimento da senadora, não apenas da estabilidade econômica e de políticas sociais, mas também dessas novas diretrizes da política externa.

- Aquela política externa subserviente, que levou inclusive o chanceler brasileiro a tirar sapatos no aeroporto do Império, há muito ficou para trás - declarou Fátima Cleide.



04/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fátima Cleide diz que PAC é a segunda etapa do governo Lula

Eduardo Azeredo critica política externa do governo Lula

José Jorge condena política externa do governo Lula

Collor pede a Lula que dê mais atenção à política externa do governo

Fátima Cleide diz que Lula é um exemplo para o mundo

Alvaro Dias: política externa do governo Lula contraria tradição democrática brasileira