Fátima Cleide quer esclarecimentos a respeito da prisão de militares que assumiram homossexualidade



Em pronunciamento nesta quarta-feira (4), a senadora Fátima Cleide (PT-RO) leu nota da Frente Parlamentar pela Cidadania GLBT, que reúne 236 deputados federais e senadores atuando no Congresso Nacional em defesa dos direitos de gays, lésbicas, travestis, transexuais e bissexuais. De acordo com a nota, a Frente Parlamentar recebeu "com perplexidade" a notícia da prisão dos sargentos do Exército Brasileiro Laci Marinho e Fernando Alcântara, que assumiram publicamente sua homossexualidade em entrevista que foi capa de importante revista semanal e depois em um canal de televisão.

Conforme entende Fátima Cleide, "a vulnerabilidade a que é submetida a população de orientação diversa da heterossexual dentro dos ambientes militares vem sendo intensamente discutida em nível mundial". Por esse entendimento, acentuou, em países onde o Estado de Direito e o regime estão consolidados, essa vulnerabilidade tem sido superada de forma muito positiva. Ela lamentou, porém, que tal debate ainda não tenha se realizado no Brasil.

- É importante que o Ministério da Defesa e o Exército esclareçam ao país os motivos concretos da detenção dos dois militares, garantindo a eles amplo direito de defesa perante os órgãos militares. Esperamos que a orientação sexual dos sargentos não tenha dado causa à prisão, já que isso atentaria contra o Estado de Direito instituído pela Constituição -enfatizou.



04/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores dão apoio a sargentos do Exército que assumiram homossexualidade

Suplicy cobra esclarecimentos de militares sobre declarações a respeito de homossexuais

Fátima Cleide diz que Ivo Cassol se omite na greve de bombeiros e policiais militares de RO

Fátima Cleide quer empresas de energia fora do PND

Fátima Cleide quer amplo combate à corrupção

Fátima Cleide quer tombamento da ferrovia Madeira-Mamoré