Fátima Cleide quer ligar Rondônia ao sistema nacional de energia



A senadora Fátima Cleide (PT-RO) defendeu a construção de uma linha de transmissão ligando a hidrelétrica do Rio Jauru à cidade de Vilhena, para integrar Rondônia ao sistema nacional de energia. O empreendimento seria uma alternativa à construção de hidrelétricas no Rio Madeira, conforme intenção do governo federal, segundo a senadora.

- A construção da interligação Jauru-Vilhena é a alternativa que reúne as melhores condições para atender, com maior celeridade e menores impactos, as urgentes necessidades de abastecimento confiável de energia elétrica para Rondônia e regiões adjacentes - disse.

Na opinião da senadora, a idéia apresentada pelo governo, ou ainda uma terceira, de um gasoduto interligando Urucu e Porto Velho, demandariam muito tempo para sua implementação e também enfrentariam problemas de liberação ambiental. Já o prazo para terminar a nova linha de transmissão proposta por ela seria de 15 meses, além de permitir a exportação da energia elétrica excedente.

Para Fátima, qualquer projeto de aproveitamento energético na Amazônia deve ter -responsabilidade social e ambiental- e partir, portanto, do objetivo de universalizar o acesso à energia elétrica para a população da região. Ela acrescentou que também devem ser levadas em conta as alternativas energéticas locais e as necessidades da região. Para tanto, sustentou que o governo deve instituir programas de incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento de projetos energéticos inovadores.

- As políticas de desenvolvimento voltadas para a região amazônica devem ser elaboradas a partir da experiência e do conhecimento acumulado pelo povo e pelas instituições públicas - afirmou.

De acordo com a senadora, sua opinião é compartilhada pelos participantes de seminário realizado em Porto Velho que contou com a presença da diretoria das estatais Eletrobrás, Eletronorte e Petrobras, e de representantes de universidades e movimentos sociais especializados no tema.



29/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fátima Cleide anuncia oferta de energia para Rondônia

Fátima Cleide defende adesão de Rondônia a Sistema Unificado de Segurança Pública

Fátima Cleide quer que gás natural de Urucu beneficie Rondônia

Fátima Cleide quer melhorar imagem dos políticos de Rondônia

Fátima Cleide quer apressar emenda em favor de servidores de Rondônia

Fátima Cleide quer ampliar compensação para Rondônia por parada de termelétricas