Feira em Belo Horizonte promoverá artesanato brasileiro no exterior



Será realizada em Belo Horizonte (MG), de 22 a 27 de novembro, a 22ª Feira Nacional de Artesanato (FNA), no Expominas. De acordo com a coordenadora do setor de exportação do Instituto Centro Cape, Malú Drumond, a expectativa para os seis dias de evento é realizar negócios da ordem de US$ 1 milhão, podendo alcançar US$ 3 milhões nos 12 meses seguintes.

Para ela, mesmo com a crise na Europa, a venda do artesanato nacional tem potencial para permanecer no mercado externo. “Sabemos que uma crise na Europa, sem dúvida, afeta de forma negativa a exportação de produtos de segunda necessidade, no entanto, o artesanato nacional possui um diferencial que mantém a demanda constante no exterior”, explica.

São esperados durante o evento cerca de 150 compradores vindos de vários países como, Estados Unidos, Canadá, Bolívia, França, Índia, Portugal e Japão. Dentre os compradores presentes, quatro são convidados por meio do Projeto Comprador, parceria entre o Instituto Centro Cape, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira de Exportação de Artesanato (Abexa).

Segundo a Apex-Brasil, o mercado de artesanato brasileiro segue em ritmo de crescimento, principalmente devido à proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas no País. Compradores da rede de lojas El Corte Inglés, da Espanha e Portugal, vieram ao Brasil em maio deste ano, em visita organizada pela Apex-Brasil, com o objetivo de comprar peças artesanais nacionais para realizar eventos temáticos sobre o Brasil em suas lojas na Europa.

A quantidade de artesãos que exporta aumentou, de acordo com pesquisa do Instituto Vox Populi realizada em novembro de 2010, durante a Feira Nacional de Artesanato. Segundo dados da pesquisa, a proporção de artesãos que exportaram em 2010 foi de quase dois em cada dez, enquanto em 2009 este número era de um para cada dez. A pesquisa ainda aponta que exportar continua sendo uma ótima opção para o negócio do artesão, já que o seu faturamento pode chegar a cerca de R$ 12 mil contra R$ 8,5 mil dos artesãos que vendem apenas para o mercado nacional.

Fonte:
Apex-Brasil



17/11/2011 21:01


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