Feira em Cascavel (RS) reunirá tecnologias para aumento da produtividade rural
Com o objetivo de difundir tecnologias voltadas ao aumento de produtividade de pequenas, médias e grandes propriedades rurais, será realizada de 6 a 10 de fevereiro, em Cascavel (PR), a 24ª edição do Show Rural Coopavel. O tema deste ano será “Sustentabilidade, Biotecnologia, Inovação e Proteção Ambiental”.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estará presente com estande institucional e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Mapa, com a “Casa da Embrapa”, apresentando destaques em suas tecnologias.
Na segunda-feira (6), o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, visitará a feira e o estande do ministério. Na terça-feira (7), uma missão chilena de produtores rurais e funcionários do Instituto de Desenvolvimento Agrícola (Indap) conhecerá o espaço. O instituto chileno tem a missão de apoiar o desenvolvimento dos pequenos produtores agrícolas através de ações de fomento produtivo.
O estande do Ministério da Agricultura terá 100m² e contará com a participação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), da Superintendência Federal de Agricultura do Paraná e do Departamento Nacional de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop).
O Show Rural é realizado anualmente em uma área de 72 hectares. No ano passado, cerca de 188 mil visitantes e 370 expositores estiveram na feira. O evento é referência mundial e recebe as principais empresas internacionais de pesquisa e de equipamentos, lança novos produtos e tecnologias e antecipa as principais tendências para o agronegócio.
Casa da Embrapa
Na “Casa da Embrapa” serão apresentadas tecnologias que reforçam o compromisso da Embrapa com a sustentabilidade da produção brasileira, estimulam a agricultura de baixa emissão de carbono e favorecem o incremento de renda por meio da agregação de valor nas propriedades. Na vitrine de tecnologia, serão demonstradas cultivares de soja, milho, sorgo, feijão e forrageiras.
Exemplos de adubação verde, fixação biológica do nitrogênio, controle biológico das pragas, sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta, rotação de culturas e plantio direto na palha também serão apresentados como métodos de contribuição para a redução da emissão de gases de efeito estufa pelo setor agropecuário.
Fonte:
Ministério da Agricultura
03/02/2012 18:03
Artigos Relacionados
Osmar Dias saúda realização do Show Rural 2009 em Cascavel (PR)
Café brasileiro tem produtividade aumentada por meio de novas tecnologias
Momento é inadequado para mudar índice de produtividade rural, diz Stephanes
Senadores criticam proposta do governo para novos índices de produtividade rural
Suplicy defende atualização dos índices de produtividade rural para ajudar reforma agrária
Núcleo do IPT propõe mudanças para aumento de produtividade das empresas