Suplicy defende atualização dos índices de produtividade rural para ajudar reforma agrária
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) pediu da tribuna ao ministro da Agricultura que atualize os índices de produtividade rural, um dos critérios usados para definir se uma fazenda cumpre ou não função social e, portanto, se pode ou não ser vistoriada para fins de reforma agrária. Ponderou que os atuais índices usados pelo Incra são de 1980, elaborados com base em dados do censo agropecuário de 1975.
Suplicy informou ter recebido comunicação do novo ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, relatando que o Incra trabalhou longamente na mudança dos índices de produtividade, mas o assunto está parado no governo.
- O atual sistema está defasado em mais de 30 anos - frisou o senador.
Na comunicação, o ministro lembra que existem no Brasil 112 mil grandes fazendas passíveis de desapropriação para a reforma agrária, correspondendo a apenas 2,6% do total de imóveis rurais cadastrados.
Suplicy comentou ainda carta aberta publicada no jornal Folha de S. Paulo - e a ele dirigida - pelo ex-deputado e advogado Plínio de Arruda Sampaio. Antes, o senador havia publicado carta enviada à direção do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em que sugeria ações pacíficas para atingir seus objetivos, a exemplo de Ghandi e Martin Luther King.
Na carta, Plínio Arruda sustenta que as mulheres da Via Campesina que atacaram o horto da Aracruz no Rio Grande do Sul não cometeram violências físicas e, assim, fizeram o que recomendavam Ghandi e Luther King.Arruda pondera ainda que a não-violência dos dois líderes não diz respeito às coisas, mas às pessoas, não existindo na biografia de Ghandi ou de Luther King menção de que não se deveria causar prejuízos ao capital.
Eduardo Suplicy leu ainda trechos de artigo publicado nesta quarta-feira (5), também na Folha de S. Paulo, por Reginaldo Ferréz, rapper e escritor que tratou em um romance de Capão Redondo, periferia de São Paulo. Nele, Ferréz questiona até que ponto o documentário Falcão - Meninos do tráfico, exibido pela TV Globo, ajuda as populações dos morros e das periferias. Ele pondera que periferia não significa só violência, mas também shows de rua, quermesses, teatro ao ar livre, saraus, "mas isso não atrai", pois "felicidade não dá Ibope".05/04/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
CRA debate com Stephanes a atualização dos índices de produtividade rural
CRA debate em audiência pública atualização dos índices da produtividade rural
Senadores criticam proposta do governo para novos índices de produtividade rural
CRA examina projeto sobre índices de produtividade rural
Volta ao Plenário projeto que altera índices de produtividade rural
CRA rejeita emendas a projeto que altera índices de produtividade rural