Núcleo do IPT propõe mudanças para aumento de produtividade das empresas



Com suporte do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, micro, pequenas e médias empresas ganham mais competitividade

A produção das micro, pequenas e médias empresas paulistas respondem por mais de 30% da produção industrial nacional. O dado foi apontado em relatório do Núcleo de Atendimento Tecnológico à Micro e Pequena Empresa do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), encomendado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Destinado à resolução de problemas técnicos das empresas brasileiras, principalmente as de pequeno e médio porte, o núcleo atende empresas individuais e de arranjo produtivo local, dos mais variados setores industriais.

ASSISTA TAMBÉM
Do laboratório ao dia a dia: entenda como o IPT está presente em sua vida 

O documento apresenta resultados de 176 atendimentos tecnológicos prestados, em 50 municípios paulistas, referentes à execução das cinco modalidades de atendimentos: Projeto Unidades Móveis (Prumo), Apoio Tecnológico à Exportação (Progex), Gestão do Processo Produtivo (Gespro), Qualificação de Produtos para o Mercado Interno (Qualimint) e Produção Mais Limpa (Prolimp).

Para se ter uma ideia, 98% dos empresários atendidos pelo Prumo em diversos setores como Plástico, Borracha, Cerâmica, Couro e Calçados, entre outros, afirmaram que as soluções propostas foram implementadas totalmente (57%) e parcialmente (41%).

No período do último contrato encerrado em abril de 2012, somente no quesito aumento de produtividade, houve incremento de 32,8% em 2010 e 42% em 2011. O aumento do número de funcionários foi de 20,9% em 2010 e 21,7% no ano seguinte. O aumento do faturamento foi de 47,8% no primeiro ano e de 43,6% em 2012, com impacto direto no ‘aumento da carteira de clientes', respectivamente, 38,8% e 50,7%. Em relação ao Progex, 75% das empresas entrevistadas em 2010 tiveram aumento de exportação e 62,5% em 2011.

Do Portal do Governo do Estado



08/08/2013


Artigos Relacionados


Núcleo do IPT visa aumento da produtividade de empresas brasileiras

Mesquita Júnior propõe mudanças na legislação para prevenir aumento do alcoolismo entre jovens

Fazenda propõe mudanças na lei de incentivo às micro e pequenas empresas

Paulo Otávio propõe aumento do capital estrangeiro nas empresas áreas nacionais

Aumento de produtividade sem recursos para plantio não é suficiente, diz debatedor

Mudanças em regras para avaliação de produtividade podem ser questionadas no Supremo