Fernando Bezerra destaca situação de pequenos municípios com queda no Fundo de Participação



O senador Fernando Bezerra (PTB-RN) manifestou preocupação com a situação de centenas de pequenos municípios, especialmente os nordestinos, com a queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). - Prefeitos de todo o país desembarcaram em Brasília, hoje, para discutirem e avaliarem a possibilidade de que venha a ter, por parte do governo, uma solução em face da queda gradual do repasse do FPM nos últimos três meses - anunciou.

De acordo com o senador, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios já havia solicitado audiências com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e com o chefe da Casa Civil, José Dirceu. Segundo Fernando Bezerra, muitos municípios anunciaram moratória para os seus fornecedores, pelo menos nos próximos 60 dias.

- Sem recursos, muitos prefeitos reduziram o expediente na administração municipal - assinalou.

Segundo o senador, a queda acumulada do FPM está estimada em 43%, entre maio de julho deste ano, afetando municípios pobres que dependem do repasse mensal para prestarem serviços à população. Para ele, a discussão sobre a divisão do bolo tributário entre União, estados e municípios será inevitável, quando a reforma tributária chegar ao Senado.

O senador ainda solidarizou-se com os senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Jefferson Péres (PDT-AM), que registraram tratamento politicamente discriminatório por parte do Itamaraty em relação ao embaixador César Amaral.



22/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fernando Bezerra quer queda mais rápida nos juros

FERNANDO BEZERRA PREVÊ MAIOR PARTICIPAÇÃO DO SENADO NA DISCUSSÃO DOS TEMAS ECONÔMICOS

ÉLCIO DESTACA ESCOLHA DE FERNANDO BEZERRA PARA CNI

Fernando Bezerra destaca compreensão de Vargas sobre contexto histórico

Mudanças em regras do Fundo de Participação dos Municípios são discutidas na CDR

CCJ aprova aumento dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios