Zambiasi registra realização da primeira sessão do Parlamento do Mercosul



O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) registrou, na sessão plenária desta sexta-feira (4), a realização da primeira sessão do Parlamento do Mercosul, na Assembléia Nacional de Montevidéu, na próxima segunda-feira (7). Participam dessa primeira sessão os nove deputados e os nove senadores designados no último dia 27 pelo presidente do Congresso, senador Renan Calheiros, para a representação brasileira do Parlamento.

A sessão terá a participação das bancadas de parlamentares do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai - como membros-plenos - e da Venezuela na condição de membro em processo de adesão. Estarão presentes os presidentes dos Parlamentos desses países e também o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia.

- Em dezembro passado, instalamos o Parlamento em sessão realizada neste Plenário com a presença do presidente Lula. Agora, com essa decisão, demos mais um passo importante no processo da integração sul-americana da construção do Mercosul, que, no último mês de março, completou 16 anos de existência - lembrou o parlamentar.

Zambiasi informou que, até 31 de dezembro de 2010, todos os parlamentares deverão ter sido eleitos por meio do voto direto, universal e secreto, com uma adequada representação por gênero, etnias e regiões conforme as realidades de cada Estado. Também lembrou que, antes do final de 2012, o Conselho do Mercado Comum estabelecerá o Dia do Mercosul Cidadão, para a realização de eleições simultâneas em todos os países. E citou iniciativa importante do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de criar a Universidade do Mercosul, conforme anunciou no Chile na semana passada.

O senador Paulo Paim (PT-RS), que presidiu a sessão desta sexta-feira, destacou ser de extrema importância que Zambiasi seja relator da proposta de criação da universidade na comissão especial do Mercosul.

Zero Hora

No mesmo pronunciamento, Zambiasi parabenizou o jornal gaúcho Zero Hora pela passagem dos 43 anos de existência do diário. Lembrou que o periódico foi lançado em 4 de maio de 1964 com o objetivo de ser um "novo jornal autenticamente gaúcho, democrático, sem vínculo ou compromissos políticos", segundo sua declaração de princípios. O parlamentar destacou que as vidas de milhares de pessoas passam diariamente pelo jornal.



04/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sessão inaugural do Parlamento do Mercosul será em 14 de dezembro, informa Zambiasi

Sessão inaugural do Parlamento do Mercosul fortalecerá o bloco, acredita Zambiasi

Zambiasi comemora um ano de criação do Parlamento do Mercosul

Zambiasi celebra um ano de criação do Parlamento do Mercosul

Zambiasi vai propor conselho de segurança ao Parlamento do Mercosul

Zambiasi: Parlamento do Mercosul deverá ser instalado este ano