Fernando Henrique teve sensibilidade social, afirma Pavan
A evolução alcançada pelo Brasil no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Nações Unidas, que mede a qualidade de vida em 175 países, foi apontada pelo senador Leonel Pavan (PSDB-SC) como mostra que o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso sempre esteve preocupado com a questão social.
O senador informou, com base no artigo intitulado "O Catastrofismo Desmoralizado", publicado no jornal O Estado de S. Paulo, que as informações contidas na documentação despojam de qualquer fundamento a barragem de acusações de insensibilidade social desferidas durante vários anos contra o governo anterior.
Leonel Pavan, que pediu a transcrição do artigo nos Anais da Casa, informou que a sétima edição do levantamento, com dados de 2001, traz a confirmação de que o Brasil foi o que mais subiu, consistentemente, no ranking do IDH desde 1975, ficando na 65º posição, perto da Rússia e bastante acima da China.
O senador observou que a evolução alcançada pelo Brasil no IDH ocorreu justamente num período conturbado da economia internacional. Resta saber, conforme observou, ainda com base na matéria do jornal, se o atual governo irá, pelo menos, equiparar-se às realizações em prol do desenvolvimento humano no país.
O Índice de Desenvolvimento Humano mede a qualidade de vida do país a partir de informações sobre a sua situação nas áreas de educação (matrículas no ensino fundamental e taxa de analfabetismo adulto), saúde (longevidade da população), e renda.
31/07/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Real foi momento de consolidação da nação brasileira, afirma Fernando Henrique Cardoso
(Flash) - Fernando Henrique afirma que o nome de São Paulo dado ao Porta-Aviões simboliza o sentimen
Pavan confia na sensibilidade da Assembléia para aprovação dos projetos
ACM QUER MAIS SENSIBILIDADE SOCIAL DA EQUIPE ECONÔMICA
Cícero Lucena exalta honestidade e sensibilidade social de Ronaldo Cunha Lima
Pavan: "Comemoração dos 18 meses não teve nada a apresentar"