Ferraço comunica apresentação do relatório ao projeto que atualiza código de defesa do consumidor



O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) comunicou a apresentação à Comissão de Modernização do Código de Defesa do Consumidor, nesta quarta-feira (19), do relatório que atualiza a lei que trata dos direitos dos consumidores.

Ricardo Ferraço explicou que as inovações priorizam a transparência nas relações de consumo e a segurança jurídica no comércio eletrônico. Ele lembrou que o atual Código de Defesa do Consumidor é de 1990, época em que muitas relações de comércio não existiam, como o eletrônico, por exemplo.

Ricardo Ferraço destacou também um outro ponto enfocado pela comissão: o endividamento das famílias.

- Nós incorporamos ao código a figura do crédito corresponsável, ou seja, tem responsabilidade quem faz o crédito, mas tem também responsabilidade quem oferta o crédito, estabelecendo, inclusive, critério mínimo para a utilização do crédito consignado, não podendo ser utilizado mais do 30 por cento da renda mínima existencial - explicou.

Ferraço lembrou que, durante as audiências públicas ficou claro que o elevado endividamento da família brasileira, está  desorganizando as relações familiares .

Após agradecer a colaboração dos juristas que deram as bases para a produção do relatório final, Ferraço  disse que  na próxima quarta-feira, o relatório deve ser votado pela comissão.



19/03/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ferraço apresenta relatório com mudanças no Código de Defesa do Consumidor

Luiz Henrique comunica apresentação de relatório de projeto do Código Florestal

Ferraço diz que comissão deve votar nesta quarta texto que atualiza Código do Consumidor

Marta Suplicy destaca anteprojeto que atualiza Código de Defesa do Consumidor

Ferraço: atualização do Código de Defesa do Consumidor deve ser votada neste semestre

Relatório sobre mudanças no Código de Defesa do Consumidor deve ser votado na terça