Ferraço diz que relatório sobre reforma administrativa do Senado sai em 90 dias




O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) disse nesta quarta-feira (16) que trabalhará para que seu relatório sobre a reforma administrativa do Senado Federal seja concluído em 90 dias contados a partir do início dos trabalhos - o que, segundo ele, deve ocorrer na próxima terça-feira (22).

Nomeado relator da subcomissão da reforma administrativa pelo presidente do colegiado, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), ele disse que, para montar seu relatório, vai detalhar e destrinchar informações, consultar senadores que já estudaram o tema e também ouvir a Fundação Getúlio Vargas, empresa de consultoria contratada em 2009 e 2010 para sugerir a otimização administrativa do Senado.

- Vou trabalhar para aproximar o Senado da sociedade brasileira - resumiu.

Obama

Em seu discurso no Plenário, Ferraço destacou a importância da visita ao Brasil do presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, marcada para a próxima sexta-feira (18). O senador disse acreditar que a vinda de Obama pode "dar impulso importante às negociações que interessam a ambos os lados".Ele, no entanto, defende a reavaliação da agenda bilateral considerando o aumento da parceria comercial entre os dois países.

Aspectos como a dupla tributação dos produtos brasileiros e as barreiras protecionistas precisariam ser reavaliados, no entender do parlamentar. Outro tema mencionado por Ferraço foi "a desconfiança exagerada" dos consulados norte-americanos diante dos pedidos de visto de entrada dos brasileiros nos Estados Unidos.

Segundo ele, cerca de 1,2 milhão de brasileiros entraram no país em 2010, número que, de acordo com ele, aumenta a cada ano, seja por motivos de turismo, estudo ou negócios. A quantidade de vistos negados teria caído, conforme o senador, de 12% para 5% - o que qualificaria o Brasil a entrar no grupo dos países dispensados de visto.

- Na época da crise, muitos cidadãos de outros países deixaram de ir aos Estados Unidos, mas os brasileiros continuaram - disse o senador, frisando ser contrário à exigência de vistos entre esses dois países.



16/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Reforma administrativa: os principais pontos do relatório de Ricardo Ferraço

CCJ rejeita relatório de Benedito de Lira sobre reforma administrativa do Senado

FGV entrega nesta terça relatório sobre reforma administrativa do Senado

Relatório da reforma administrativa do Senado será entregue em duas semanas

Ricardo Ferraço anuncia conclusão dos trabalhos da Subcomissão da Reforma Administrativa

Ricardo Ferraço anuncia que apresentará voto em separado para reforma administrativa