Festa da Uva abre espaço para produtos de cooperativas



O espaço da agricultura familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário na Festa da Uva é rico em diversidade e sabores. Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias de Caxias do Sul (Caaf), por exemplo, comercializa no estande do grupo 20 tipos de alimentos, entre frutas in natura e produtos de agroindústrias, de 131 agricultores cooperados, que têm como principal fonte de renda a venda de produtos para alimentação escolar por meio de programas do Governo Federal.

A agricultora familiar Theresinha Giacomelli Sirtoli, 75 anos, é uma das expositoras cooperativadas. Ela está lá apresentando aos visitantes massas, biscoitos, cucas e bolos típicos da cultura de colonização italiana.

São receitas de família, com sabor caseiro, que podem ser consumidas por qualquer pessoa, inclusive aquela que jamais teria o privilégio não fosse a família da agricultora ter decidido investir na produção familiar.

“Comecei fazendo o agnolini (um tipo de massa recheada com frango e usada em sopas) para vender. As pessoas gostaram e começaram a perguntar do macarrão, do pão, e assim foi iniciando nosso trabalho”. 

Alimentos 

É a Caaf que coloca no mercado as cucas, grostolis (biscoitos sequinhos), pães, fregolás (bolos de milho com amendoim), entre outros produtos, feitos por Theresinha com a ajuda do filho Rodrigo e da nora Fabiana.

A cooperativa faz os alimentos chegarem ao mercado e em até 205 escolas municipais e estaduais do Rio Grande do Sul, que compram os alimentos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), ambos do Governo Federal. 

Esses dois programas, aliás, não ajudam na renda apenas da família de Theresinha. De acordo com o presidente da Caaf, Sandro Fin, 90% dos produtos da cooperativa são comercializados com a ajuda do Governo Federal.

Sandro garante que ainda há espaço para mais agricultores se agregarem: “Qualquer agricultor pode se inscrever na Caaf, basta ter a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf)”.

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário 



24/02/2014 16:13


Artigos Relacionados


Congresso abre espaço para venda de produtos orgânicos

Fundo Social de Solidariedade realiza festa de encerramento do Espaço Convivência

Admin. Penitenciária: Funap reinaugura espaço para comercializar produtos fabricados pelos presos

Cooperativas nacionais levam produtos à evento na Alemanha

Governo, indústria e cooperativas discutem desoneração de produtos da sociobiodiversidade

Produtos típicos de Festa Junina são reprovados pelo Ipem