FHC queixa-se de esquerda antiquada e direita populista









- FHC queixa-se de esquerda antiquada e direita populista

- O presidente Fernando Henrique Cardoso disse que ele e seu partido vivem sob fogo cerrado de uma esquerda antiquada e de uma direita populista. A declaração foi feita depois do encerramento da Cúpula Progressista de Estocolmo, que reuniu 11 chefes de governo na sexta-feira e na manhã de sábado, na Suécia.

"Eu disse muito claramente que as posições do PSDB são criticadas por uma esquerda que não é contemporânea e que vê neoliberalismo em tudo que é moderno, e somos criticados pelo populismo mais conservador que existe no Brasil", analisou. "Somos criticados pelos dois lados. Não é muito diferente do que acontece com outros presentes aqui".

O Presidente reconheceu que há uma "preocupação" com a instabilidade política na América do Sul e admitiu que se dá mais atenção hoje ao terrorismo, tema central da cúpula, do que ao desenvolvimento. Mas alertou: "A preocupação com o terrorismo não pode substituir os outros problemas". (pág. 1 e A8)

- O presidente argentino, Eduardo Duhalde, inicia etapa decisiva em busca de ajuda financeira do FMI, padecendo dos mesmos males do fracassado ex-presidente Fernando de la Rúa. É o que analistas chamam de "Delarruizado": governa com grupo mínimo, não controla seu partido e foi isolado pelos governadores. (pág. 1 e B4)

- "O colapso do modelo do presidente venezuelano, Hugo Chávez, festejado como alternativa ao neoliberalismo, é novo exemplo de que há princípios de macroeconomia que não podem ser violados sem que a sociedade pague elevado preço mais adiante". (Sérgio Abranches) (pág. 1 e A15)

- A pré-convenção do PSDB para lançar a candidatura presidencial do senador José Serra, hoje, no Hotel Nacional de Brasília, lembrará o modelo festivo adotado nos EUA. Além de milhares de balões com as cores do partido, não faltarão faixa, cartaz e bandeirinha, com Serra sorridente. A organização espera 2 mil pessoas. (pág. 1 e A4)

- O governo colombiano acusou a guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) pelo lançamento de substâncias tóxicas num aqueduto de Pitalito, na província de Huila. Segundo fontes militares, outras cidades no sul do país amanheceram ontem com telefonemas, alertando sobre o envenenamento. (pág. 1 e A15)

- Funcionários de presídios alertam: o batismo de novos membros da facção PCC continua. Detentos são obrigados a aderir ou se aliam espontaneamente, porque ganham status como marginais. "Tem garoto novo que quer crescer e mostrar que é bandido", diz um agente penitenciário. (pág. 1 e C6)

- Confiantes na queda dos juros este ano, sinalizada na semana passada pelo Banco Central ao reduzir a taxa Selic, grandes redes de varejo já começam a trabalhar com porcentagens menores. A Lojas Cem saiu na frente, e amanhã passa a aplicar taxas mais baixas. O Grupo Pão de Açúcar também reavalia prazos e taxas.

Se a queda dos juros for mantida, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) antecipará a revisão das projeções de crescimento do PIB para 2002. Segundo o coordenador de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, com a decisão do BC na semana passa a projeção feita em dezembro, de 2%, ficou superada. (pág. 1, B1 e B3)


Editorial

“O BRASIL CONTRA OS SUBSÍDIOS À SOJA”

A nova lei agrícola norte-americana agravará o problema dos subsídios, qualquer que seja a versão que prevaleça. Nos dois textos em análise no Congresso, os subsídios excedem os limites permitidos pela Organização Mundial do Comércio. (pág. 1 e A3)


Topo da página



02/24/2002


Artigos Relacionados


Suplicy comenta declarações do presidente Lula sobre ideologia de esquerda e de direita

Extrema direita ataca ex-guerrilheiros

Freire: “Lula é o preferido da direita”

EXTREMA-DIREITA É TEMA DE DEBATE NA TV SENADO

Projeto Pomar chega à margem direita do Pinheiros

Projeto Pomar chega à margem direita do Pinheiros