Fiesp lança "Jurômetro" para medir gastos do governo com pagamento de juros
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) lançou nesta terça-feira (29) uma ferramenta para divulgação dos gastos do governo em pagamento de juros da dívida brasileira. O Jurômetro marca o gasto anual com juros e ainda aponta os investimentos que poderiam ter sido feitos com esses recursos.
A ferramenta está disponível na internet. Para o cálculo do valor, a Fiesp utilizou dados oficiais do Banco Central e do governo federal.
Com todos esses dados, o Jurômetro compara quantas escolas, salários mínimos, cestas-básicas, por exemplo, poderiam ser pagos ou construídos com o que o governo gasta com juros. “Resolvemos criar uma ferramenta para que a sociedade acompanhe o que essa tal de taxa básica de juros representa”, explicou o presidente da Fiesp, Paulo Skaf.
Segundo ele, os juros são um dos grandes problemas que afetam a competitividade das empresas nacionais ante suas concorrentes estrangeiras. A taxa encarece os investimentos, prejudica o câmbio e faz com que os produtos brasileiros percam espaço para os produzidos fora do País, explicou o presidente da federação.
Fonte:
Agência Brasil
29/11/2011 16:32
Artigos Relacionados
BC prevê redução de gastos com pagamento de juros da dívida pública este ano
Governo fará auditoria na folha de pagamento do funcionalismo para reduzir gastos de custeio
Economia para pagamento de juros da dívida supera meta do governo em 2011
COMISSÃO APROVA GASTOS DO GOVERNO COM JUROS DA DÍVIDA
COMISSÃO VOTA NA QUARTA GASTOS DO GOVERNO COM JUROS
Aprovada pela CCJ entrega de imóvel do governo da Bolívia em troca de pagamento de juros devidos ao Brasil