Figueiró alerta para desindustrialização do Brasil
O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS), em pronunciamento nesta terça-feira (7), alertou para a falta de competitividade da indústria brasileira, lamentando que, apesar dos esforços do governo federal para a desoneração de setores da economia, a desindustrialização siga "de vento em popa". Ele assinalou a falta de reformas estruturantes demandadas pelos empresários, dizendo que as medidas de estímulo não impedirão que empresas brasileiras busquem melhores condições em outros países.
O parlamentar mencionou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que apontam declínio do setor industrial no país, enquanto os investimentos brasileiros no Paraguai nunca foram tão elevados. Segundo Figueiró, o país vizinho tem recebido fábricas de autopeças, confecções e calçados, entre outras.
Na avaliação do senador, isso está ocorrendo porque no país vizinho os empresários brasileiros têm custos menores com tributos e energia elétrica - neste último caso 63% mais barata do que no Brasil - e leis trabalhistas flexíveis. Embora reconheça que as leis paraguaias não valorizem devidamente o trabalhador, o senador disse que o Paraguai tem usado essa diferença como vantagem competitiva para aumentar as exportações para o Brasil.
07/05/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ana Amélia alerta para processo de desindustrialização no Brasil
Luiz Henrique alerta para risco de desindustrialização
Osmar Dias alerta para processo de desindustrialização
Eduardo Azeredo alerta para risco de 'desindustrialização' do país
Ruben Figueiró alerta para apagão logístico no Centro-Oeste
Paim chama atenção para desindustrialização e aponta necessidade de defender empregos no Brasil