Fiscalização de combustíveis poderá ser obrigatória uma vez ao ano



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) apresentou o projeto de lei (PLS 291/09) que estabelece a obrigatoriedade de pelo menos uma fiscalização anual das distribuidoras e dos postos de combustíveis. A matéria está na Comissão de Serviço de Infraestrutura aguardando relatório do senador Francisco Dornelles (PP-RJ).

Na justificação da matéria, o senador observa que nos últimos anos o país tem sofrido com inúmeros casos de adulteração de combustíveis, o que demonstra um "crescente destemor" por parte dos fraudadores.

Embora reconheça a insuficiência da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para fiscalizar a punir os criminosos, por ter "quantidade pífia de fiscais", o parlamentar lembra que a agência pode exercer seu poder fiscalizatório de forma indireta. Segundo a Lei .9.478/1997, a fiscalização será realizada pela ANP ou, mediante convênios por ela celebrados, por órgãos da administração pública direta e indireta da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.



30/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


PATROCÍNIO PEDE MAIS FISCALIZAÇÃO DOS COMBUSTÍVEIS

Parceria vai garantir fiscalização de postos de combustíveis no Ceará

Secretarias de fazenda debatem fiscalização do mercado de combustíveis

Postos de gasolina terão fiscalização rigorosa em combustíveis

Comissão de Fiscalização quer garantir execução obrigatória do orçamento

Comissão de Fiscalização quer garantir execução obrigatória do orçamento