FLAVIANO DIZ QUE METAS DA ECO 92 ESTÃO SENDO DESPREZADAS



O Senador Flaviano Melo (PMDB-AC) disse hoje (dia 5) ser imperdoável que o Brasil não tenha ainda constituído o Conselho de Desenvolvimento Sustentável, conforme compromisso assumido na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco 92. Ele disse que, por essa razão, o país ficou constrangido ante as delegações de 80 países que vieram ao Fórum Rio+5, em março passado, para avaliar os resultados da conferência.

A seu ver, o fato pode ser comparado"ao aluno que vai à escola sem fazer o dever de casa", e a solução encontrada foi recorrer ao "jeitinho brasileiro", com a nomeação de uma Câmara de Políticas de Desenvolvimento Sustentável, vinculada ao Gabinete Civil da Presidência da República, para apresentar no evento os progressos brasileiros na ecologia.

Flaviano Melo, entretanto, reconhece que não só o Brasil está relapso com suas obrigações ambientais. "A maioria dos países signatários dos documentos elaborados na Conferência de 1992 deixaram arrefecer suas políticas preservacionistas em virtude de interesses imediatos, em especial de ordem econômica", informou.

Na opinião do senador, a conseqüência mais positiva da Eco 92em relação ao Brasil foi o surgimento de centenas de entidades, governamentais ou não, "que vêm ensejando a participação popular na luta pela preservação do meio ambiente". Flaviano Melo exortou o governo a tomar iniciativas que "efetivamente consolidem a proteção ambiental".

05/06/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aeroportos estão sendo mal administrados, diz Heráclito

ARRUDA DIZ QUE PROBLEMAS COM O STF ESTÃO SENDO SANADOS

Aeroportos estaduais estão sendo ampliados e modernizados

Lindberg diz que franqueados do McDonald"s estão sendo lesados

Andres acredita que depoentes estão sendo pressionados

Infraestrutura: aeroportos estaduais estão sendo ampliados e modernizados