Flávio Arns propõe criação de semana de valorização da pessoa com deficiência



A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) analisa, em decisão terminativa, projeto do senador Flávio Arns (PT-PR) que institui a Semana Nacional da Acessibilidade e Valorização da Pessoa com Deficiência. Pelo PLS 712/07, o evento deverá ser realizado anualmente entre 4 e 10 de dezembro. O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) foi designado relator da matéria.

Segundo o projeto, as comemorações da Semana Nacional terão "cunho informativo-cultural", no intuito de promover "o debate da inclusão e ampliação da cidadania da pessoa com deficiência", além de favorecer o aprimoramento das políticas públicas que visem à inclusão.

Ao justificar a proposta, Flávio Arns classificou a Semana Nacional como "um espaço cativo para o debate sobre os direitos da pessoa com deficiência". Para ele, "só se pode conceber a existência de um Estado democrático num contexto de participação, de exercício pleno da cidadania, o que pressupõe o acesso irrestrito de todos os cidadãos brasileiros a espaços, serviços e informações", muitos dos quais inacessíveis às pessoas com deficiência.

Diz ainda o representante do Paraná que as pessoas com deficiência e aquelas com mobilidade reduzida têm sua dignidade humana diminuída por se acharem privadas "de exercer sua cidadania por falta de condições para utilizar - com segurança e autonomia, total ou assistida - os espaços, mobiliários e equipamentos urbanos; as edificações, os serviços de transporte; e os meios de comunicação e de informação". O parlamentar também não deixa de assinalar a dificuldade de acesso à educação, ao trabalho, ao lazer e à saúde dessa parcela da população.

A Semana Nacional da Acessibilidade e Valorização da Pessoa com Deficiência, prevê o senador, levará o conjunto da sociedade e os órgãos do poder público a refletir sobre o tema, além de permitir avaliar os avanços já obtidos nos campos da acessibilidade e da valorização desses cidadãos. A partir daí, acrescenta, será possível formular estratégias para vencer os desafios ainda existentes.

O projeto, enfatiza Arns, criará "um momento privilegiado em que se discutam, por exemplo, fórmulas de popularização e divulgação das ajudas técnicas, campanhas informativas e educativas, incentivos à formação de ortesistas e protesistas, avaliações do Programa Nacional de Acessibilidade e boas práticas para a concessão do Selo Nacional previsto em lei". Justifica ainda a escolha das datas para a realização da Semana Nacional: inicia-se no dia seguinte ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro), indo até o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos (10 de dezembro).



14/01/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flávio Arns elogia realização da 2ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência

Flávio Arns enaltece criação de secretaria para pessoa com deficiência

CE pode aprovar criação da Semana Nacional de Acessibilidade e Valorização da Pessoa com Deficiência

Flávio Arns pede que sociedade aponte prioridades à Subcomissão da Pessoa com Deficiência

Flávio Arns defende direito das crianças em Semana de Valorização da Primeira Infância

Aberta a 8ª Semana da Valorização da Pessoa com Deficiência