Flávio Torres cobra manutenção de obras públicas



O senador Flávio Torres (PDT-CE) condenou nesta quarta-feira (4) o "problema histórico da administração pública", que é a falta de manutenção das obras após sua conclusão. Ele disse que os gestores preocupam-se apenas com a construção e a inauguração de equipamentos caros, como rodovias, avenidas, túneis, viadutos e edifícios, sem dar a mesma atenção a sua manutenção.

- Diversos fatores conduzem a essa absurda distorção, a começar por uma leitura equivocada do pensamento da opinião pública. Persiste ainda, entre muitos detentores de mandatos, a noção de que só a inauguração dá voto. Acredito que se trata de um erro clamoroso, não apenas por implicar no desperdício de recursos da sociedade, mas também por ignorar o profundo amadurecimento político de que dá mostras o eleitor brasileiro - alertou.

Na avaliação de Flávio Torres, ainda há outra explicação para esse erro: a insuficiência dos controles internos sobre o investimento governamental. Ele observou que, ocasionalmente, até um gestor bem intencionado encontra dificuldades para alocar os recursos para manutenção e conservação, na medida em que sequer conhece todas as obras, parte delas originada em gestões anteriores.

Para tentar corrigir o problema, o senador anunciou a apresentação de um projeto de lei complementar, estabelecendo que cada estado deve manter um cadastro informatizado unificado de todas as obras de engenharia e serviços a elas associados, localização, valor estimado e cronograma físico e financeiro de sua execução. Além disso, a proposta estabelece um procedimento que fixa patamares mínimos para a conservação e a continuidade das obras.

Flávio Torres também cobrou do Comando da Aeronáutica o compromisso assumido com a aviação civil do Ceará. Ele disse que para construir o novo aeroporto, o governo do estado destruiu a pista e demais instalações do Aeroclube do Ceará. Na época (1996), assinalou, o governo cearense firmou um compromisso por escrito com o aeroclube para fornecer um terreno e a Aeronáutica construiria pista e instalações.

- Pois, hoje, o aeroclube está sem sede para funcionar, operando precariamente na pista do Aeroporto Internacional de Fortaleza. Passei três meses tentando uma audiência com o comandante da Aeronáutica e, finalmente, na próxima semana o comandante vai me receber.

O senador Paulo Paim (PT-RS) disse, em aparte, que Flávio Torres está contribuindo para o bom uso do dinheiro público.



04/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flávio Torres relata missão da CRE ao Haiti

Flávio Torres quer recursos do pré-sal aplicados na educação

Flávio Torres defende "revolução" no ensino brasileiro

Flávio Torres alerta para problemas no meio rural

Flávio Torres propõe mudanças na lei do seguro obrigatório de veículos

Flávio Torres relata sua visita às usinas nucleares brasileiras