Flexa relata visita à Santa Casa de Belém e alerta para mau gerenciamento do hospital
O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) atribuiu o surto de óbitos de bebês na Santa Casa de Misericórdia de Belém, no Pará, ao mau gerenciamento das autoridades estaduais. Segundo ele, que visitou a Santa Casa na condição de presidente da comissão externa do Senado destinada a apurar as causas da mortandade na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do hospital, o índice de mortes já atinge a "impressionante marca" de 56% (cerca de 300) do número de bebês que chegaram àquela UTI em 2008.
Flexa Ribeiro adiantou, em seu pronunciamento nesta terça-feira (15), que a comissão externa - criada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) - vai apresentar um relatório circunstanciado sobre a visita, cujo relator será o senador Papaléo Paes (PSDB-AP). O documento, frisou, obedecerá a critérios relativos a deficiências técnicas na administração da Santa Casa e será encaminhado ao Ministério da Saúde.
No seu pronunciamento, Flexa Ribeiro protestou contra a forma como os senadores foram tratados pelo governo estadual na visita à Santa Casa. Conforme informou, o acesso da comissão e da TV Senado à Santa Casa foi limitado pelas autoridades, "por meio de atos orquestrados pelo governo".
O parlamentar isentou de culpa do caos administrativo verificado na Santa Casa o corpo técnico do hospital e elogiou os relatórios do Conselho Regional de Medicina e dos Sindicatos dos Médicos do Pará, contendo informações de interesse da comissão do Senado.
-As causas do problema na Santa Casa são as que todos já conhecem e que contribuíram para a morte dos bebês: superlotação; falta de estrutura; falta de pessoal e indícios de infecção hospitalar por falta de higienização e climatização de enfermarias - concluiu.
15/07/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Flexa Ribeiro anuncia visita de senadores à Santa Casa de Belém
Flexa Ribeiro anuncia visita de comissão à Santa Casa em Belém na quinta-feira
Flexa Ribeiro relata visita de senadores a hospital no Pará
Flexa registra inauguração da nova Santa Casa de Belém
Flexa Ribeiro diz que senadores comprovaram deterioração de serviços na Santa Casa de Belém
Flexa Ribeiro anuncia que Hospital Sarah de Belém funcionará em novembro