Flexa Ribeiro diz que senadores comprovaram deterioração de serviços na Santa Casa de Belém



O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) disse que a comissão de senadores que visitou a Santa Casa de Misericórdia de Belém nesta quinta-feira (10) comprovou todas as denúncias feitas pelos funcionários da instituição e também pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), pelo Sindicato dos Médicos e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A visita dos senadores foi aprovada pela Comissão de Assuntos Sociais no último dia 2, em razão do grande número de recém-nascidos mortos naquele hospital - só no mês de junho morreram 54 bebês.

Por telefone, em entrevista à Agência Senado, Flexa Ribeiro confirmou a desativação de vários serviços prestados pela Santa Casa, como o atendimento a gestantes com gravidez de risco. Ele também criticou a substituição brusca de mais de 60 técnicos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal - um dos fatores que, para ele, motivou a tragédia, devido à falta de experiência dos que assumiram os postos.

A comissão de senadores - integrada por Papaléo Paes (PSDB-AP), Augusto Botelho (PT-RR), Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) e José Nery (PSOL-PA), além do próprio Flexa Ribeiro - foi recebida na Santa Casa pelo novo diretor da entidade, Maurício Bezerra, e pela secretária estadual de Saúde, Laura Rossetti. Depois de percorrerem as instalações do hospital, os parlamentares fizeram uma espécie de audiência pública à qual compareceram representantes da OAB, do CRM e do Sindicato dos Médicos.

- Tudo o que vinha sendo denunciado e que culminou na tragédia foi confirmado nos depoimentos. Mais do que isso, o novo presidente da Santa Casa, ao apresentar o plano de recuperação (da instituição), assume que houve a desestruturação da Santa Casa - afirmou Flexa Ribeiro.

O senador informou que a comissão de senadores irá fazer um relatório e pedirá à governadora Ana Júlia Carepa apoio ao projeto de reestruturação da instituição, que já foi referência, no Pará, no atendimento neonatal e à mulher.

Moisés de Oliveira Nazário e José Paulo Tupynambá / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



10/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro anuncia visita de senadores à Santa Casa de Belém

Flexa Ribeiro anuncia visita de comissão à Santa Casa em Belém na quinta-feira

Flexa registra inauguração da nova Santa Casa de Belém

Flexa relata visita à Santa Casa de Belém e alerta para mau gerenciamento do hospital

Flexa Ribeiro destaca aprovação de relatório sobre Santa Casa do Pará

Flexa Ribeiro critica governadora do Pará por investigar atuação da Santa Casa no governo do PSDB