Flexa Ribeiro acusa governadora do Pará de 'reintegração de posse combinada'



O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) contestou a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, que, em carta lida no Plenário pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP), rebate acusações de que a polícia estadual não estaria desocupando fazendas invadidas por agricultores sem terra, apesar de determinações judiciais de reintegração de posse. Flexa Ribeiro lamentou que Suplicy tenha lido a carta, mesmo que seu conteúdo, no seu entendimento, "não seja verdadeiro".

- A governadora está usando sua credibilidade, senador Suplicy. Fica a impressão, para o Brasil, que está tudo bem no Pará, quando isso é falso. Na verdade, o governo do Pará está fazendo reintegração de posse combinada com os sem-terra. Eles saem um dia, mas voltam logo em seguida e fica tudo por isso mesmo - disse Flexa Ribeiro.

O senador pelo Pará convidou Suplicy a percorrer o estado e verificar pessoalmente a revolta contra as invasões de terra. Flexa Ribeiro leu relatório da Comissão Pastoral da Terra informando que, no ano passado, o número de assassinatos no Pará por conflitos agrários aumentou 160%, comparando-se com 2007. Ele acusou ainda o governo do Pará de corrupção e ineficiência.

Logo a seguir, o senador Eduardo Suplicy disse que voltaria à tribuna para esclarecer os pontos de vista manifestados pela governadora do Pará, observando que ela questionou a existência de mandado de reintegração de posse da fazenda Espírito Santo, no município de Xinguara. Nesta fazenda, há cerca de dez dias houve um tiroteio entre sem-terras e seguranças, que foi filmado por uma equipe de reportagem e apresentado no Jornal Nacional, da TV Globo.

29/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro acusa governadora de tentar obstruir votação de relatório sobre morte de bebês

Flexa Ribeiro lamenta despreparo da governadora do Pará

Flexa Ribeiro diz que governadora do Pará protege invasores

Flexa Ribeiro culpa governadora por deflagração de greves no Pará

Flexa Ribeiro diz que governadora do Pará se apropria de conquistas do PSDB

Flexa Ribeiro denuncia aumento da violência no Pará e inoperância da governadora