Flexa Ribeiro acusa governadora de tentar obstruir votação de relatório sobre morte de bebês



Em discurso nesta quinta-feira (28), o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) acusou a governadora do seu estado, Ana Julia Carepa, de trabalhar para obstruir a votação do relatório do senador Papaléo Paes (PSDB-AP), na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), sobre a morte de mais de 200 recém-nascidos na maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Belém. O relatório traz as conclusões da comissão de senadores que visitou o hospital para verificar a situação daquela instituição.

- O relatório - isento e técnico - é contundente ao afirmar que houve omissão e falta de gestão do governo estadual naquele hospital. É isso que a governadora não quer que a CAS aprove. No dia 10, colocaremos em votação o relatório. Eu quero ver quem vai votar a favor da morte de crianças - disse o senador.

Ressaltando que outros dois relatórios, do Tribunal de Contas do Estado e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, também apontaram a omissão do governo do Pará no caso, Flexa Ribeiro apelou à governadora para que suspenda a decisão, anunciada na quarta-feira (27), de restringir o acesso à Santa Casa de Misericórdia. Segundo ele, a governadora teria dito que a Santa Casa não será mais um hospital de portas abertas, para evitar a superlotação. Além disso, teria determinado que a transferência de pacientes dos municípios seja feita de maneira oficial, "burocraticamente". Ele criticou a medida, lembrando que a maioria das parturientes que chegam à Santa Casa nem passam pela sede dos municípios, mas vão diretamente dos locais mais longínquos e de difícil acesso.

- Agora, os bebês e as parturientes vão morrer na porta da Santa Casa? - indagou.

O senador Augusto Botelho (PT-RR) disse que em Roraima, por falta de estrutura, ocorreu um caso semelhante na Maternidade Nossa Senhora de Nazaré, onde crianças chegavam em condições inadequadas e morriam em menos de 24 horas. Ele disse que a governadora nunca sequer lhe sugeriu que obstruísse a votação do relatório do senador Papaléo Paes.

Flexa Ribeiro também lamentou que a TV Senado ainda não esteja transmitindo em sinal aberto no Pará por causa da recusa da governadora em ceder um espaço para a sua instalação.



28/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro acusa governadora do Pará de 'reintegração de posse combinada'

Mário Couto responsabiliza governadora Ana Júlia Carepa por morte de 22 bebês no Pará

COMISSÃO TEMPORÁRIA APROVA RELATÓRIO FINAL SOBRE A MORTE DE BEBÊS EM RORAIMA

Flexa Ribeiro lamenta despreparo da governadora do Pará

Flexa Ribeiro diz que governadora do Pará protege invasores

Adiada votação do relatório sobre mortes de bebês