Flexa Ribeiro cobra explicações de Lula sobre grampos



Em discurso na noite desta quarta-feira (10), o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) cobrou do presidente Luiz Inácio Lula da Silva o esclarecimento de algumas dúvidas que teriam ficado no ar com relação ao episódio da interceptação de ligações telefônicas de várias autoridades dos três Poderes. No entender do parlamentar, Lula não pode alegar, como teria ocorrido em outras ocasiões, que não sabe de nada.

- A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) tem ou não tem equipamento para escuta? A Secretaria de Segurança Institucional controla ou não a Abin? E as informações levadas ao presidente, quem controla? - questionou Flexa Ribeiro.

O senador mostrou-se especialmente preocupado com a informação publicada pela revista Veja de que o resultado de escutas telefônicas serviram de base para relatórios encaminhados pela agência ao presidente.

Para Flecha Ribeiro, é inadmissível em um Estado Democrático de Direito que órgãos estatais estejam "bisbilhotando clandestinamente" até presidentes de Poderes, como o do Senado e do Congresso Nacional, Garibaldi Alves Filho, e o do Supremo Tribunal Federal (ST), Gilmar Mendes.

- É o Estado policiando o próprio Estado. Minha irrestrita solidariedade às autoridades grampeadas - disse o senador.



10/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro apresenta explicações sobre doações da Camargo Corrêa

Flexa Ribeiro: Tarso Genro terá de dar explicações sobre a Operação Castelo de Areia

Flexa Ribeiro cobra atualização de legislação sobre mineração

Arthur Virgílio cobra de Lula explicações sobre como vai resolver o "apagão aéreo"

Flexa Ribeiro cobra regulamentação da Lei Kandir

Flexa Ribeiro cobra conclusão de hidrovia no rio Tocantins