Flexa Ribeiro comemora aprovação de projeto que cria ZPEs na CAE



O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) comemorou em Plenário, nesta terça-feira (19), a aprovação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do parecer favorável às emendas da Câmara a projeto que altera a legislação sobre as zonas de processamento de exportação (ZPEs). A votação ratificou acordo firmado entre líderes partidários e o governo, na semana anterior, para que o relatório do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) fosse acatado sem mudanças.

Pelo acordo, os pontos não consensuais do texto serão vetados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e substituídos, via medida provisória, por soluções previamente negociadas com a comissão que cria as Zonas de Processamento de Exportação.

Flexa Ribeiro acredita que será possível aprovar o projeto das ZPEs no Plenário antes do recesso previsto para 18 de julho, por ter havido acordo de lideranças para votação da matéria em reunião ocorrida no gabinete do presidente Renan Calheiros na semana passada

O parlamentar disse que apresentou dois projetos para que, no Pará, além da ZPE já prevista para ser implantada na cidade de Barcarena, sejam criadas outras duas nas cidades de Marabá e Santarém.

O parlamentar elogiou a iniciativa de criação das Zonas de Processamento de Exportação, do então presidente e atual senador pelo Amapá José Sarney (PMDB), há 20 anos, mesmo tempo que ele disse durar sua luta pela implantação de ZPEs no estado do Pará.

Imigração Japonesa

Flexa Ribeiro também comemorou os 99 anos da imigração japonesa no Brasil, mencionando a importância da contribuição japonesa para o desenvolvimento do estado do Pará, especialmente por meio da economia agrária. A característica da colonização japonesa, disse o senador, era a sua reunião em núcleos coloniais agrícolas.

Os japoneses iniciaram o plantio da pimenta malaia próximo ao Rio Acará, hoje município de Tomé-Açu, cuja produção atingiu 220 mil toneladas. Posteriormente, associações criadas em Belém e em outros municípios do Pará, diversificaram a produção com o plantio de mamão havaiano, ou papaia, melão e acerola.

- Quero prestar homenagens a todos os empresários imigrantes e nisseis, em todas as áreas da economia; a todos os descendentes de japoneses que contribuíram para o desenvolvimento do Pará - cumprimentou o parlamentar.

Em aparte, o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) falou sobre a contribuição japonesa ao estado do Tocantins, particularmente no desenvolvimento da malha rodoviária, de energia rural e de um plano de desenvolvimento do estado, conhecido como Masterplan.

19/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro comemora aprovação de projeto que cria a Universidade Federal do Oeste do Pará

Flexa Ribeiro comemora aprovação de projetos que autorizam criação de ZPEs no Pará

João Ribeiro aplaude aprovação, na CAE, de projeto que cria ZPEs

Flexa Ribeiro comemora acordo em torno de projeto que cria as Zonas de Processamento de Exportações

Flexa comemora aprovação de projeto que cria universidade federal no Pará

Flexa Ribeiro comemora aprovação na Câmara da nova Lei da Pesca