Flexa Ribeiro critica invasão e incêndio de fazenda pelo MST



A invasão - seguida de incêndio - de uma fazenda em Eldorado dos Carajás, no sul do Pará, por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foi criticada pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) nesta quinta-feira (30). A invasão ocorreu na Fazenda Peruano, no início desta semana.

- Foi um ato criminoso. Isso faz parte da cartilha do MST, que recomenda tomar para si propriedades produtivas - afirmou o senador ao discursar em Plenário.

Segundo Flexa Ribeiro, os membros do movimento inutilizaram cerca de 10 mil doses de sêmen de touro e 600 embriões congelados, além de destruir o laboratório da propriedade. Para o senador, "essas invasões visam combater o agronegócio".

Em aparte, a senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA), apesar de ser partidária do MST, ressaltouque não concorda "com ações que acabem por destruir bens e pesquisas".

- Esse tipo de atitude extrema é um tiro no pé - disse ela.

Flexa Ribeiro apontou o governo Lula como o principal responsável pelas invasões do MST, e destacou que os próprios líderes desse movimento acusaram o Ministério do Desenvolvimento Agrário de manipular dados para superestimar o número de assentamentos rurais.

Em outro aparte, Eduardo Suplicy (PT-SP) também defendeu que o MST atue de "forma não violenta". Ele disse ainda que o governo federal "recuperou o ritmo em 2005, ao realizar mais de 120 mil assentamentos, e deverá assentar 400 mil famílias neste ano".

30/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro critica propaganda veiculada pelo governo federal no Pará

Mário Couto e Flexa Ribeiro repudiam invasão da Estrada de Ferro Carajás

SESSÃO PLENÁRIA/Onyx critica invasão do MST na Fazenda Ana Paula

Flexa Ribeiro volta a denunciar invasões em fazenda no Pará

Flexa Ribeiro critica atuação do MST no Pará

Flexa Ribeiro critica invasões do MST no Pará