Flexa Ribeiro diz que base do governo está minguando no Senado
A base do governo no Senado Federal está minguando. Esta foi a conclusão a qual chegou o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) ao analisar, da tribuna do Plenário, o resultado das votações referentes à Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira ( CPMF) e à Desvinculação das Receitas da União ( DRU ). Ele comparou que os 45 votos que os aliados do governo deram em favor da CPMF, insuficientes para a renovação da contribuição, diminuíram para 42 na deliberação sobre a DRU.
- Dos 65 votos favoráveis à prorrogação da DRU, a base do governo no Plenário só contribuiu com 42. Os outros 23 votos saíram da oposição. A base do governo vai minguar ainda mais se não forem tomadas medidas como a melhoria na aplicação dos recursos e o enxugamento de gastos supérfluos - advertiu Flexa Ribeiro.
O senador pelo Pará explicou que, para votar a favor da renovação da DRU, os senadores oposicionistas firmaram um acordo com o governo, através do seu líder, senador Romero Jucá. Nessa negociação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria se comprometido com várias medidas, entre elas não reeditar a CPMF, não baixar pacotes fiscais e discutir a regulamentação da Emenda 29 (que fixa percentuais mínimos a serem investidos na saúde).
Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) contabilizou que a base do governo esteve presente em proporção maior que a oposição na sessão que prorrogou a DRU. Já o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) explicou que votou contra a DRU porque ela retira 20% dos recursos da saúde. Ele acrescentou que não participou do acordo por considerar que o governo federal não mais dispõe de credibilidade.
Já o senador Wellington Salgado (PMDB-MG) minimizou a vitória da oposição na votação que derrubou a CPMF. Ele observou que o governo Lula saiu vencedor em quase todas as votações realizadas ao longo do ano. Por sua vez, o senador José Nery (PSol-PA) opinou que a DRU é ainda pior do que a CPMF.
- Se a CPMF tem aspectos nocivos, a DRU é duplamente nociva porque retira recursos das políticas sociais para pagar banqueiros - afirmou - José Nery.
20/12/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Flexa Ribeiro diz que base do governo está minguando no Senado
Flexa Ribeiro critica liberação de verbas somente para prefeituras da base do governo
Flexa Ribeiro diz que Fernando Henrique não está preocupado com CPI dos cartões
Flexa Ribeiro diz que Pará está sendo prejudicado em projetos do PAC
Flexa Ribeiro critica o governo por ter aparelhado a Petrobras
Flexa Ribeiro se diz preocupado com os rumos do governo Chávez