Flexa Ribeiro critica liberação de verbas somente para prefeituras da base do governo



O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) acusou nesta quinta-feira (10) o governo federal de liberar recursos somente para prefeituras de sua base aliada. Para isso, citou matéria publicada pelo jornal Folha de São Paulo no último dia 6, segundo a qual, na Região Norte, 99,5% das verbas repassadas teriam sido destinadas a governos locais vinculados ao PT, e o mesmo teria ocorrido no Rio Grande do Sul, região em que esse percentual teria chegado a 100% do total liberado.

- O PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] do governo pode até estar empacado, mas o PAC do palanque, da eleição, este sim está funcionando - protestou.

De modo semelhante, criticou a forma como vêm sendo administrados os recursos do PAC no Pará. De acordo com o parlamentar, em sua maioria, a verba destinada aos municípios vem sendo administrada pelo governo estadual. Flexa Ribeiro também citou informações publicadas no Diário do Pará no último dia 3, segundo as quais um técnico do governo federal teria afirmado que os recursos estão sendo devolvidos pela incapacidade da administração estadual de executar os projetos e que, em função disso, essas obras só seriam executadas após as eleições de 2010.

Reforma eleitoral

O senador também contestou o discurso do líder do governo, Aloizio Mercadante (SP), feito pouco antes, que havia atribuído a impossibilidade do término da votação da reforma eleitoral à ausência dos relatores do projeto (PLC 141/09), senadores Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Marco Maciel (DEM-PE). Para Flexa Ribeiro, o verdadeiro motivo da não votação foi o esvaziamento do Plenário pela base governista na noite anterior.

- Todos nós sabíamos que isso só aconteceria na próxima terça-feira, como disse hoje o presidente José Sarney ao encerrar a ordem do dia - reclamou.

Ao final de seu discurso, Flexa Ribeiro saudou a realização em Santarém, oeste do Pará, do Festival do Sairé, segundo ele, uma das mais antigas manifestações culturais do estado. A cerimônia, assinalou, remonta ao período de catequização dos índios e é composta de um ritual de música e dança com o confronto dos botos Tucuxi e Cor-de-rosa e realizada na praia de Alter do Chão - e considerada pelo jornal inglês The Guardian, "uma das mais belas praias do país".



10/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro denuncia atraso do governo federal em repasse de verbas para estados

Flexa Ribeiro diz que base do governo está minguando no Senado

Flexa Ribeiro diz que base do governo está minguando no Senado

Heráclito Fortes critica anúncio de liberação de verbas para a construção de estradas pelo governo do Piauí

Flexa Ribeiro defende governo do Pará contra crítica de jornal paraense

Flexa Ribeiro critica propaganda veiculada pelo governo federal no Pará