Flexa Ribeiro diz que homologação de área indígena pode provocar conflito



 O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) repetiu nesta quinta-feira (26) o alerta feito em Plenário há quase um mês, chamando a atenção para o processo de homologação da reserva indígena Apyterewa, que, segundo ele, poderá trazer derramamento de sangue. Segundo o parlamentar, mais de mil pessoas estão reunidas na rodovia PA-279, nas proximidades do município de Tucumã (PA), em protesto contra a homologação da reserva, assinada no dia 19 de abril pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele pediu aos governos federal e do Pará que trabalhem para evitar o conflito.

Flexa Ribeiro esclareceu que os colonos - que há muitos anos sobrevivem do que produzem em terras incluídas na reserva indígena - estão indignados com o governo federal, sobretudo pelo descumprimento de um acordo que teria sido firmado em 2005. Naquela ocasião, índios e não-índios ocupantes das terras teriam concordado que a homologação somente seria feita após levantamento fundiário da área. O Ministério da Justiça, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário teriam participado das negociações e assinado documento firmando o entendimento, de acordo com Flexa Ribeiro.

- A área demarcada para a reserva Apyterewa é enorme, tem mais de 700 mil hectares. Os próprios índios já haviam concordado com a manutenção das famílias de colonos que vivem lá há anos, muitos dos quais vieram de outros estados incentivados pelo governo federal. É lamentável que o governo Lula não tenha cumprido a promessa de só homologar a área após o levantamento da situação dos colonos - afirmou Flexa Ribeiro.



26/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro pede que governo reveja homologação da reserva Apyterewa, no Pará

Conflito na área indígena dos cinta larga em Rondônia preocupa Fátima Cleide

Flexa Ribeiro denuncia descaso do governo do Pará com a área da saúde

Flexa Ribeiro aponta descaso do governo federal com a área energética

Flexa Ribeiro comemora criação da maior área ambiental do mundo

Flexa Ribeiro alerta para descaso do governo federal em relação à área energética