Flexa Ribeiro diz que leilão do Campo de Libra foi um fracasso
Em pronunciamento nesta terça-feira (22), o senador Flexa Ribeiro (PSDB-BA) criticou o leilão do Campo de Libra, o primeiro do pré-sal, que ele classificou de "um jogo insólito". Para o parlamentar, a presidente Dilma Rousseff "comemorou o fracasso" como se fosse uma grande conquista, porque, mesmo com o potencial comprovado de exploração, houve apenas um consórcio interessado e, ainda assim, pelo valor mínimo estabelecido.
- São dois mundos: um da realidade e o outro da propaganda, que mais parece ficção. Para negar a realidade, o governo, mais uma vez, recorre à demagogia e à propaganda, inclusive usando de forma indevida a prerrogativa de convocar cadeia nacional de rádio e televisão para mais um pronunciamento de palanque, visando 2014 – disse.
Para Flexa Ribeiro, a tentativa de manipulação da opinião pública esconderia o desafio de custear o desenvolvimento e a exploração da reserva de petróleo. O senador ressaltou que a Petrobras tem uma dívida de US$ 112,7 bilhões e é a maior devedora do mundo entre as companhias abertas não financeiras, de acordo com o Bank of America.
- Com participação de 40% na área leiloada, a Petrobras ainda terá de ficar com, pelo menos, 30% nas próximas licitações, se forem mantidos os critérios adotados até agora para o modelo de partilha – lembrou o parlamentar.
22/10/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Rentabilidade dos royalties do Campo de Libra pode ser um fracasso, alerta Requião
“Leilão de Campo de Libra foi um sucesso", avalia Mantega
Inácio Arruda comemora leilão do Campo de Libra
Aníbal Diniz comemora leilão do Campo de Libra do pré-sal
Ana Amélia manifesta preocupação com o leilão do campo de Libra
Alvaro Dias diz que leilão do Campo de Libra é 'privataria'