“Leilão de Campo de Libra foi um sucesso", avalia Mantega



O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o governo ficou “muito satisfeito” com o resultado do leilão feito para a exploração de gás e petróleo no Campo de Libra, um dos mais importantes no pré-sal. “O leilão foi um sucesso. Foi o maior leilão que já fizemos aqui no Brasil”, afirmou Mantega, durante entrevista coletiva em São Paulo, nesta segunda-feira (21).

Sobre o grupo que arrematou a concessão para exploração de petróleo e gás, o ministro avaliou que se trata de um consórcio “bem equilibrado”.  “É uma parceria público-privada de empresas de alto nível, que estão habilitadas para a exploração desse petróleo”, ressaltou. “Nós estamos falando de investimentos da ordem de US$ 180 bilhões, aproximadamente, ao longo do período dessa partilha”, complementou, em seguida.

Ao comentar o resultado do leilão, Mantega disse que a exploração de petróleo na área, localizada na Bacia de Santos, irá atender não só a demanda interna, como também irá produzir excedente para exportação, o que deverá melhorar a balança comercial do país.

“O resultado da nossa balança comercial está mais fraco este ano justamente por causa da conta petróleo. Mas é passageiro, pois no ano que vem ela já será superavitária. Dali para frente, a conta petróleo irá nos ajudar a ter um excedente de petróleo muito bom”, afirmou o ministro.

Para Mantega, a cadeia de gás e petróleo será o segmento que irá atrair mais investimentos no país ao longo dos próximos anos. Ele lembrou que nos próximos anos serão construídos, por exemplo, de 12 a 15 novas plataformas.  “Bens de capital também terá uma demanda forte desses investimentos”, avaliou.

 

Fonte:

Ministério da Fazenda



22/10/2013 10:24


Artigos Relacionados


Inácio Arruda comemora leilão do Campo de Libra

Aníbal Diniz comemora leilão do Campo de Libra do pré-sal

Flexa Ribeiro diz que leilão do Campo de Libra foi um fracasso

Ana Amélia manifesta preocupação com o leilão do campo de Libra

Alvaro Dias diz que leilão do Campo de Libra é 'privataria'

Aloysio Nunes critica resultado do leilão do Campo de Libra