Flexa Ribeiro elogia projeto que fará o microzoneamento das propriedades rurais de Paragominas



O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) elogiou nesta quarta-feira (22) a iniciativa da Prefeitura de Paragominas (PA) de assinar termo de cooperação técnica com o objetivo de realizar o microzoneamento das propriedades rurais do município. De acordo com ele, o zoneamento será realizado pela prefeitura em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará e as organizações não-governamentais The Nature Conservancy (TNC) e Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

- Paragominas será o primeiro município do Norte e o segundo do Brasil a ter suas propriedades cadastradas de acordo com o que estabelece o Código Florestal Brasileiro. O zoneamento das propriedades permitirá o justo equilíbrio entre o desenvolvimento da produção e a conservação do meio ambiente - disse.

Flexa Ribeiro disse que todos os imóveis de Paragominas serão cadastrados, sendo esse o primeiro passo para o aperfeiçoamento do Zoneamento Ecológico-Econômico Municipal e do Plano Diretor da cidade. O projeto de microzoneamento, acrescentou, vai delimitar as áreas de preservação permanente e as reservas legais, definindo também as áreas que serão usadas para a produção de grãos, carnes, frutas, madeira e outros produtos.

- A previsão é que mais de um milhão de hectares de florestas remanescentes sejam conservadas, além da recuperação de outros milhares de hectares desmatados no passado, entre reserva legal e áreas de preservação permanente, como, por exemplo, vegetação das margens dos rios, tudo em acordo com o Código Florestal - afirmou Flexa Ribeiro.



22/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro parabeniza município paraense de Paragominas

Flexa Ribeiro comemora retirada de Paragominas do rol de municípios com grande desmatamento

Flexa Ribeiro critica inclusão de Paragominas (PA) na lista dos municípios mais desmatados

Gurgacz pede aprovação de projeto que regulariza situação das propriedades rurais na Amazônia

Projeto reduz cobrança por uso da água para propriedades rurais que realizarem "serviços ambientais"

Flexa Ribeiro elogia iniciativa de examinar vetos