Flexa Ribeiro pede recursos para zoneamento econômico-ecológico da Amazônia
O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), ao homenagear a Campanha da Fraternidade da CNBB - Fraternidade e Amazônia - fez um apelo nesta terça-feira (27) para que o governo libere recursos para o zoneamento econômico-ecológico da Amazônia. Ele solicitou à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio do secretário-executivo José Carlos Dias Tóffoli, que encampe o seu pedido, em nome dos povos amazônidas.
- Para que todos possamos desenvolver a Amazônia com equilíbrio, de forma sustentável, é preciso fazer o zoneamento econômico-ecológico da região e o detalhamento em cada área, paradefinir o que deve ser preservado, explorado pelo extrativismo ou de forma intensiva - explicou o parlamentar.
Como representante do Pará, o senador se disse orgulhoso pelo fato de o estado ter recebido as autoridades da CNBB para lançamento da campanha em nível nacional na Ilha do Combú, em Belém. Ele lembrou a primeira campanha da fraternidade da CNBB, em 1964, quando dom Hélder Câmara era secretário-geral da entidade, com o tema "Igreja e Renovação - Você também é Igreja", que tinha por objetivo atrair leigos como agentes ativos da pastoral da Igreja Católica.
- A Amazônia é hoje a área do planeta de maior interesse internacional - afirmou o senador.
O parlamentar mencionou a grandiosidade da região, que tem 5 milhões de quilômetros quadrados, representando mais de 60% do território nacional; sua biodiversidade, a maior das riquezas brasileiras, desconhecida dos brasileiros e de boa parte dos estrangeiros; a maior bacia de água doce do planeta; a maior floresta tropical do mundo e a maior província mineral do mundo.
- A Igreja esta de parabéns por voltar a sua atenção para a Amazônia no momento em que se fala em aquecimento global - disse.
27/03/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Flexa Ribeiro pede mais recursos para tecnologia na Amazônia
Código Florestal: Acir Gurgacz pede reflexão sobre zoneamento econômico-ecológico
Marco Maciel pede recursos para zoneamento ecológico de Pernambuco
Especialistas discutem Zoneamento Ecológico-Econômico
WORKSHOP DISCUTIRÁ ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO DO BRASIL
Marina lamenta veto à lei sobre zoneamento ecológico-econômico