Flexibilização do câmbio não pode comprometer processo de combate à lavagem de dinheiro



A modernização do sistema cambial e sua flexibilização estão sempre em discussão no Banco Central (BC), e todas as sugestões vindas de fora são bem aceitas, contanto que “não comprometam o processo de combate à lavagem de dinheiro”, afirmou nesta segunda-feira (30) o gerente executivo de Normatização de Câmbio e Capitais Estrangeiros do BC, Geraldo Magela Siqueira.

A afirmação foi feita durante seminário na sede da instituição para discutir a viabilidade de medidas propostas para facilitar a troca de moedas para os turistas que vierem para a Copa das Confederações, em 2013, a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016.

Em painel com a participação de representantes das agências de turismo, Magela lembrou que em 2008 a Resolução 3.685 lançou novas luzes sobre a realidade cambial brasileira ao ampliar o acesso a operações de câmbio. Permitia que as empresas registradas na Embratur se conveniassem com instituições financeiras autorizadas a operar no segmento de câmbio, para realizar compra e venda de moeda estrangeira.

Muitas agências de turismo resolveram operar câmbio sem cumprir a obrigatoriedade do convênio com a instituição financeira, uma vez que a transação deveria ser feita em nome do banco credenciado. Acontece, porém, que “a orientação do BC foi desvirtuada”, e a autoridade monetária foi obrigada a descredenciar, gradualmente, 247 agências de turismo de 2009 para cá.

Em vista disso, o chefe do Departamento de Normas do BC, Sérgio Odilon, destacou que "toda cautela é pouca" com relação à flexibilização cambial, embora o secretário da Carteira de Comércio Exterior (Camex), Emílio Garófalo Filho, tenha ressaltado, no mesmo seminário, o fato de o Brasil ter "um sistema monetário altamente centralizado e fechado". Segundo Garófalo, "não estamos preparados para a abertura cambial, mas temos que correr algum risco".


Fonte:
Agência Brasil



30/05/2011 18:24


Artigos Relacionados


Projeto de Simon proíbe agência de turismo de operar com câmbio, para evitar lavagem de dinheiro

Motta alerta que falta de dinheiro pode comprometer escolas técnicas federais

Brasil avança no combate à lavagem de dinheiro

CCJ aprova proposta que combate lavagem de dinheiro

Autoridades discutem combate à corrupção e lavagem de dinheiro

Seminário em Salvador fortalece combate à lavagem de dinheiro