Motta alerta que falta de dinheiro pode comprometer escolas técnicas federais



As escolas federais de educação técnica e tecnológica, consideradas uma referência no país pela qualidade de seu ensino, estão começando a enfrentar problemas por causa dos cortes de verbas. O alerta foi feito em Plenário pelo senador João Batista Motta (PMDB-ES), informando que hoje as 139 instituições espalhadas pelo país recebem só 70% do que recebiam em 1997.

A escassez de dinheiro começou com o cancelamento de convênios do Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep), provocando perda de servidores qualificados, especialmente professores. A seguir, o governo autorizou a contratação de professores substitutos, mas sempre em número inferior. Segundo disse, não há um plano de carreira para os funcionários e professores.

O sistema engloba 35 centros federais de educação tecnológica, 37 unidades de ensino descentralizadas, 37 escolas agrotécnicas, 29 colégios técnicos vinculados a universidades federais, além do Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro. Na opinião do senador, trata-se de um sistema da maior importância, a começar pela sua presença em praticamente todas as capitais dos estados e grandes cidades.

Motta lembrou que boa parte dos profissionais técnicos do país que sustentaram o crescimento industrial saiu das escolas técnicas e tecnológicas.

- A situação está se tornando insustentável. Não podemos nos esquecer que o mercado de trabalho sempre disputou os alunos formados por essas instituições - acrescentou, enfatizando que o sistema atende desde o nível técnico básico até o ensino superior e a pós-gradução.

Nos últimos anos, o sistema qualificou e requalificou mais de 400 mil pessoas, entre trabalhadores ocupados e desempregados, por meio de convênios com órgãos governamentais e sindicatos. O próprio senador é ex-aluno de escola técnica. Ele destacou a qualidade das três escolas técnicas e tecnológicas do Espírito Santo, localizadas nas cidades de Vitória, Colatina e Serra [cidade da qual já foi prefeito]. Uma quarta unidade encontra-se em implantação em Cachoeiro de Itapemirim.



23/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexibilização do câmbio não pode comprometer processo de combate à lavagem de dinheiro

CE vota criação de escolas técnicas federais

Cecilia diz que falta de verbas para Emater pode comprometer extensão rural

Crivella comemora expansão de escolas técnicas federais

CE aumenta recursos para escolas técnicas federais

Ideli registra aumento do número de escolas técnicas federais