Fontes hidráulicas geram a maior parte da energia elétrica



A maior parte da energia elétrica consumida no Brasil tem procedência de empreendimentos hidrelétricos, que respondem por quase 70% de toda a capacidade instalada do País, hoje em cerca de 123,1 mil megawatts (MW). Se somados os 8,1 mil MW que podem ser importados de países vizinhos, a capacidade de geração à disposição do consumidor brasileiro chega a 131,2 mil MW.

Os 1.050 empreendimentos de geração hidráulica instalados no território nacional têm capacidade de gerar 84,7 mil MW, de acordo com o Banco de Informações de Geração da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

A segunda maior fonte de geração de energia elétrica do País é a térmica, responsável por 29,5% da capacidade instalada no Brasil, tendo por combustível: 11,1% gás; 8,3% biomassa; 6,3% óleo diesel/combustível; 2,2% carvão mineral e 1,6% nuclear.

Destaca-se também a fonte eólica, que apesar de corresponder a 1,7% da capacidade instalada no Brasil, dobrou sua participação na matriz desde 2011. 

Do total dos 123,1 mil MW instalados, considerando todas as fontes de energia, as empresas do grupo Eletrobras, presentes em todo o território nacional, são responsáveis por 41,6 mil MW (o que representa 33,8% do total da capacidade instalada no País). O sistema Eletrobras conta com 37 usinas hidrelétricas, 120 usinas termelétricas, duas usinas termonucleares e três parques de geração de energia eólica. 

Entre as maiores e mais importantes usinas do grupo Eletrobras destacam-se Tucuruí (capacidade instalada de 8.535 MW), a parte brasileira de Itaipu Binacional (7.000 MW), o Complexo de Paulo Afonso (3.880 MW), Xingó (3.162 MW), Angra 1 e Angra 2 (2.007 MW), Serra da Mesa (1.275 MW), Furnas (1.216 MW) e Sobradinho (1.050 MW).

A segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) estabelece como prioridade a geração de energia por fontes competitivas, renováveis e de baixa emissão de carbono. 

 

Fontes:
Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)
Operador Nacional do Sistema (ONS)
Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica (Abrage)
Eletrobras

 

Maiores usinas hidrelétricas brasileiras: em operação e em construção

 



29/08/2013 18:54


Artigos Relacionados


Delcidio destaca programa de fontes alternativas de energia elétrica

Consumo de energia elétrica registra a 2ª maior taxa do ano

Maior parte da produção de energia no Brasil é sustentável

Comércio responde pelo maior crescimento no consumo de energia elétrica em agosto

Consumidor terá prazo maior para obter descontos da tarifa social na conta de energia elétrica

Brasil tem avançado na incorporação de fontes renováveis à matriz elétrica, diz ministro