Força Nacional possui 10,6 mil integrantes prontos para missões
Além da segurança em grandes eventos, como a Copa das Confederações de 2013 e os Jogos Pan-Americanos de 2007, a Força Nacional de Segurança Pública atuou recentemente em ações das mais diversas e complexas. Entram na relação missões de patrulhamento de fronteiras, enfrentamento a crimes ambientais, proteção a pessoas ameaçadas, apoio aéreo a operações, investigação de crimes, atividades periciais e atuação em desastres.
A Força Nacional foi criada em 2004 pelo Governo Federal no âmbito da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), num esforço conjunto dos Estados e da União. O órgão tem como função atuar em apoio, quando solicitado, aos órgãos de segurança federais e das 27 unidades federativas.
O efetivo é formado por policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e peritos de todo o país, homens e mulheres. Todos são selecionados e capacitados em instruções de nivelamento que seguem padrões de atuação de forças de paz da Organização das Nações Unidas.
Em nove anos de existência, a Força Nacional de Segurança Pública qualificou 18 mil profissionais de todo o país, tendo hoje 10.600 deles aptos a serem mobilizados para apoio aos mais diversos tipos de operações em segurança pública, em qualquer ponto do território nacional.
Fonte:
03/01/2014 18:15
Artigos Relacionados
Medida estabelece regras para salários de integrantes de missões de paz
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) possui cinco categorias
Senado aprova integrantes para Conselho Nacional de Justiça
Inscrição para Força Nacional do SUS é prorrogada até 10 de fevereiro
Força Nacional do SUS abre cadastro para voluntários
Projeto estabelece novos critérios para escolha de integrantes do Conselho Nacional de Educação