Forças Armadas iniciam ações contra febre aftosa na fronteira com Paraguai



As Forças Armadas do Brasil iniciaram as ações de prevenção na fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai para evitar uma possível entrada do vírus da febre aftosa no País. Os militares estão atuando, desde quarta-feira (4), em parceria com os fiscais da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) em cinco pontos considerados de maior risco para a entrada do novo vírus identificado no país vizinho. As atividades de inspeção também estão sendo realizadas em 14 postos fixos e em dez barreiras volantes em toda a fronteira do estado.

No Paraná, a fiscalização será reforçada a partir desta quinta-feira (5), com o funcionamento de arcolúvios para a desinfecção de veículos procedentes do Paraguai, nas cidades de Guairá, Santa Helena e Foz do Iguaçu. O Rio Grande do Sul implantou quatro barreiras volantes para fiscalizar a fronteira com a Argentina. Todos os postos do Sistema de Vigilância Agropecuária (Vigiagro) do estado também foram fortalecidos.

Em Santa Catarina, as atividades de fiscalização serão ampliadas a partir desta quinta-feira. Além de intensificar o controle nas unidades do Vigiagro, as autoridades estaduais estão em contato com o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina para realizar um trabalho conjunto de controle de trânsito na divisa.

O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, viaja a Mato Grosso do Sul na sexta-feira (6). Pela manhã ele vai a Ponta Porã para fazer visitas aos locais de inspeção e acompanhar o trabalho de fiscalização. Em Campo Grande, Mendes Ribeiro se reúne com o governador do estado e com representantes da Superintendência Federal de Agricultura e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agropecuário.

 

Fonte:
Ministério da Agricultura



05/01/2012 10:42


Artigos Relacionados


Jucá : Forças Armadas vão patrulhar fronteira com a Bolívia para evitar entrada da febre aftosa

Apesar de reconhecida como região livre de febre aftosa, ações continuam na fronteira do MS

Brasil apoiará ações de emergência sanitária contra aftosa no Paraguai

Forças Armadas iniciam substituição de tropas no Haiti

Comitiva técnica avalia situação da febre aftosa no Paraguai

Técnicos iniciam em abril visitas a 6 estados para ampliar área livre de febre aftosa