Fornecedor de produtos para o governo pode se cadastrar pela internet



O Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), usado nos processos de compras governamentais, passou por uma reformulação. A partir de agora, os fornecedores farão o cadastramento pela internet, sem precisar se dirigir a uma unidade cadastradora. O novo modelo deverá ser adotado por todos os órgãos públicos que integram do Sistema de Serviços Gerais (Sisg).

De acordo com a secretária de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Glória Guimarães, o novo sistema já está ligado a Receita Federal. “Antigamente, o fornecedor tinha de ir a cada operação [feita] no centro de cadastramento. Agora, a única vez que ele [o fornecedor] vai precisar ir lá é para fazer a verificação da documentação necessária. O recadastramento será feito automaticamente”.

Com a mudança, o fornecedor também não precisará mais preencher um formulário em cada órgão. “Se está no Sicaf, vale para todo mundo [todos os órgãos públicos]. Outro ponto importante é o tempo, pois logo após fazer o cadastramento pela internet, já está valendo. Antes, você levava três dias para fazer a validação desse cadastro”.

Com a criação do novo sistema, todos os órgãos governamentais deverão criar uma unidade própria de cadastramento em 180 dias. Segundo o Ministério do Planejamento, atualmente há 1.620 unidades em todo o País. O novo sistema pode ser acessado pelo portal Comprasnet.

 

Fonte:
Agência Brasil



24/02/2011 18:00


Artigos Relacionados


Mozarildo: Roraima pode tornar-se fornecedor de produtos para a Guiana

Doadores de medula vão poder se cadastrar pela internet a partir de 2011

Fornecedor deve informar preço por unidade padrão de medida dos produtos

Projeto que obriga posto de combustível a divulgar preços pela internet pode ser votado pela CI

Venda de produtos da agricultura familiar será feita pela internet

Permissão Internacional Para Dirigir pode ser solicitada pela internet