Fórum das Américas debate ajustes constantes para Previdência Social



Um painel de discussões do Fórum Regional de Seguridade Social das Américas, que termina nesta quinta-feira (27) em Brasília (DF), chegou a conclusão que os regimes de Previdência Social precisam de ajustes constantes para se manter estáveis. O painel foi mediado pelo diretor do Departamento do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) do Ministério da Previdência Social, João Donadon.

Donadon disse que os sistemas previdenciários são dinâmicos e envelhecem de acordo com cenários econômicos, geográficos, de renda, trabalho e de emprego. Para o diretor, questões de sustentabilidade estarão sempre na pauta dos regimes de Previdência Social e devem ser decididas pelos governantes visando o bem-estar de todos.
 
Participante do painel, o economista-chefe do Ipea, Milko Matijascic, descreveu como está o processo de ajustes das reformas previdenciárias ocorridas nas Américas no passado recente. Para o especialista, a América Latina foi território de modelos inovadores de Previdência Social, seja pelos erros da capitalização individual, seja pelos acertos dos sistemas solidários, como o do Brasil.

O economista-chefe do Ipea lembrou que outros países, como Uruguai, Equador e Bolívia, estão mudando suas previdências aumentando a participação do estado. Mas não existe receita para o sucesso, apenas necessidade de planejamento constante, de acordo com as realidades dos regimes, vulneráveis às oscilações da economia e do mercado de trabalho, ainda frágeis na América Latina.

Fonte:
Ministério da Previdência

Saiba mais sobre Previdência Social no Portal Brasil.

 



27/05/2010 11:28


Artigos Relacionados


Brasília recebe fórum de seguridade social das Américas

Fórum das Américas termina com cúpula sobre seguridade social

Presidente do Fórum contesta déficit da Previdência Social

Audiência discute Fórum Nacional de Previdência Social

Jucá comemora instalação do Fórum Nacional da Previdência Social

Fórum Social Temático debate sistema socioeducativo para adolescentes infratores