Fórum Nordeste apresenta perspectivas para setor de biocombustíveis



As tecnologias mais modernas para o setor sucroalcooleiro e perspectivas para os próximos anos serão apresentadas nesta segunda-feira (14) na 4ª edição do Fórum Nordeste, em Recife (PE). Representantes do governo e setor privado, além de especialistas em biocombustíveis e energias limpas debaterão questões estruturais, econômicas e sociais da região Nordeste, relacionadas ao consumo de energias (limpas e renováveis), além de assuntos ligados às mudanças climáticas.

O encontro também terá outros temas como a criação de marco regulatório, dinâmica e perspectivas do setor sucroenergético brasileiro para os próximos anos, fontes alternativas e a importância de investimentos em energias renováveis e seus desafios.

"A cana-de-açúcar faz parte da história do nordeste brasileiro e a grandeza dessa cultura traz agora novas oportunidades de desenvolvimento ao País, como fonte de energia limpa e renovável", ressalta o diretor do Departamento de Cana-de-açúcar e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Alexandre Strapasson. O diretor diz ainda que o encontro tem o objetivo de reunir pesquisadores e outros profissionais para buscar soluções que fortaleçam o Brasil diante dos grandes desafios globais.

De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a previsão para produção total de cana-de-açúcar na safra 2010/2011 para a região Nordeste é de aproximadamente 65 milhões de toneladas. A área total ocupada pela cultura na região é de 1,12 milhões de hectares, com produtividade média prevista de 57,9 toneladas por hectare.

Fonte:
Ministério da Agricultura

 
Saiba mais sobre biocombustíveis no Portal Brasil.



14/06/2010 19:20


Artigos Relacionados


Subcomissão vota sugestão de audiência pública sobre perspectivas do setor de biocombustíveis

Setor elétrico apresenta perspectivas sobre processo de redução de gases

Tião analisa perspectivas para o setor da saúde, após reunião no Alvorada

CI apresenta marco regulatório para biocombustíveis

Romero Jucá se diz otimista com perspectivas do setor elétrico

Dirigentes da Cultura falam sobre perspectivas do setor até 2020