Fórum Social discute questões relacionadas a territórios indígenas



As questões relacionadas a territórios e aos direitos da mulher indígena marcaram o ciclo de debates dos XI Jogos dos Povos Indígenas, que aconteceu neste domingo (06), na Ilha Real, em Porto Nacional (TO). Os Jogos Indígenas foram abertos oficialmente neste sábado (05).

O Fórum Social contou com a participação da ministra da Secretaria de Igualdade Social da Presidência da República (Seppir), Luiza Bairros, que falou sobre a importância do evento para o governo federal.   “Os Jogos são para a Seppir uma oportunidade de grande aprendizado para que possamos definir qual será nosso papel dentro da agenda indígena”, declarou a ministra. Ficou claro no encontro que tanto os índios quanto os negros sofrem preconceito, principalmente quando estão no meio urbano.

A mesa “Igualdade Racial e os Direitos da Mulher Indígena: Terra é Vida”.  Na oportunidade, foi realizado um resgate histórico das lutas dos negros, além disso, foi feito um parâmetro da identidade que elas têm com as reivindicações dos indígenas. A mesa foi coordenada por Samira Terena, presidente do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC), entidade responsável pelos Jogos dos Povos Indígenas.

O fórum contou, ainda, com a participação de Rejane Penna Rodrigues, coordenadora geral dos Jogos Indígenas pelo Ministério do Esporte, e de Creuza Humutina, primeira cacique mulher da aldeia Humutina, no município de Barra do Bugre, no Mato Grosso. A coordenação dos trabalhos ficou sob a responsabilidade de Mirian Terena, presidente da União das Mulheres Indígenas.

 

Fonte:
Ministério do Esporte



07/11/2011 16:06


Artigos Relacionados


Fórum Social Temático discute políticas LGBT

Audiência discute Fórum Nacional de Previdência Social

MEC irá dobrar o número de territórios para indígenas

Demarcação de territórios indígenas será prioridade nos debates da Cúpula dos Povos

Funai debate questões indígenas em Manaus

Regras para atuação das Forças Armadas em territórios indígenas aguardam votação